ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Marcas

Menos de 20% das empresas investem em programa de memória empresarial

Entretanto, para 83% das empresas participantes do levantamento, o programa de memória empresarial é uma importante ferramenta de comunicação

por Da redação ABC da Comunicação
19/01/2021
em Marcas
0 0
Aberje e Memória da Eletricidade lançam pesquisa inédita sobre a história empresarial nas organizações
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Presidente da Aberje defende maior engajamento: “é reputação”

Uma pesquisa inédita conduzida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Memória da Eletricidade fez um amplo mapeamento das lembranças institucionais nas empresas do país. O levantamento aponta uma correlação entre o tempo de atividade da organização e existência ou não de projetos de memória empresarial. De acordo com a análise, apenas 18% dessas corporações contam com programas formais do gênero, dos quais 50% delas têm trabalhado neste sentido há mais de 15 anos e 40% entre seis e 15 anos.

A pesquisa “A História e a Memória Empresarial nas Organizações no Brasil” contou com a participação de 117 empresas, das quais 76% nacionais e multinacionais privadas, atuantes em 32 setores da economia, em especial da área de Energia (16% do total). Desse universo de corporações, 62% estão localizadas em São Paulo, com representantes de 12 estados, além do Distrito Federal. O estudo é uma segunda edição revisada e ampliada da pesquisa conduzida por Paulo Nassar, presidente da Aberje e professor-titular da ECA/USP em 2005.

De acordo com o presidente da Aberje, as empresas que podem agregar valor por meio de sua história ganham uma genuína e insuperável vantagem competitiva. “A história de uma empresa traduziria sua identidade como organização, seu DNA, e essa identidade construiria a percepção que o consumidor e os funcionários têm da marca, seus produtos e serviços. No contexto atual, memória é reputação”, explica.

Quanto aos objetivos e ações apontados na pesquisa, como em relação à justificativa do negócio para estruturação da memória institucional foram elencados alguns itens: a preservação da identidade corporativa e da coerência institucional (48%); trabalhar a memória como agente catalisador no apoio aos negócios e elemento de coesão entre responsabilidade social e histórica (43%); estímulo ao sentimento de pertencimento dos colaboradores (38%) e transformação da experiência acumulada ao longo da história da organização em conhecimento histórico disponível à sociedade.

Instrumento de marketing
Outro dado interessante levantado pela pesquisa é que 83% das empresas participantes afirmam acreditar que a memória empresarial é uma ferramenta de marketing e de comunicação da organização. As empresas estão dando mais atenção ao tema da marca, da reputação, da imagem, do branding e aí a história organizacional aparece como uma questão absolutamente vital”, salienta o presidente do Centro da Memória da Eletricidade, Augusto Rodrigues.

Modelos de gestão
A pesquisa revelou também que, das empresas que não possuem uma área formal para o desenvolvimento da memória empresarial, o setor de Comunicação é responsável por sua gestão e disseminação. Do contingente de companhias pesquisadas, 71% delas estão nessa situação. Em relação ao nível hierárquico da área na estrutura organizacional, 33% dos consultados afirmaram que o assunto fica a cargo da gerência.

Dessas estruturas, quase metade trabalha com sua própria equipe. Ou seja, 44% delas estimulam seus grupos de trabalho a participar de seminários e eventos acadêmicos sobre memória, história oral ou outros temas correlatos. Outros 35% atuam com equipe interna e externa e 15% apenas com fornecedores. Os 50% desses últimos optam por agências especializadas em memória empresarial.

Origem dos materiais e recursos
Quanto à origem dos materiais coletados, 66% vem dos acervos institucionais, 31% de acervos pessoais e 3% de outras fontes. São fotografias, documentos, depoimentos, publicações e vídeos (100%). Medalhas, troféus e objetos antigos representam 95%. Entre os principais produtos/ações desenvolvidas no âmbito desse programa estão exposições (79%), site institucional (63%), livros e vídeos (58%), eventos (42%) e museus fixos/itinerantes (32%), além de intranet, sites, revistas e redes sociais.

Em relação aos recursos necessários para montar um centro de memória empresarial, 94% das empresas informam que o orçamento vem de dotação da própria empresa, 11% conta com verba governamental, 6% vem por meio de cobranças por serviços prestados e 61% das empresas preferiram não informar o valor anual de investimento nesse tipo de programa. Dos que informaram, o valor médio gira em torno de R$ 240 mil por ano. Entre as principais barreiras ou desafios da área de memória empresarial estão a falta de recursos tecnológicos, financeiros ou de espaço (28%) e a falta de recursos humanos (33%).

Tags: aberjebrandingMarcaspesquisas

Posts Relacionados

Com nova estratégia comercial, Konjac Massa MF anuncia reposicionamento de marca
Marcas

Com nova estratégia comercial, Konjac Massa MF anuncia reposicionamento de marca

...

Mundiale completa 20 anos e passa por rebranding visando expansão nacional
Marcas

Mundiale completa 20 anos e passa por rebranding visando expansão nacional

...

Parceria de Havaianas contribui com ações em prol dos direitos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil e no mundo

Parceria de Havaianas contribui com ações em prol dos direitos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil e no mundo

Grupo Boticário destina R$ 2,5 milhões para a construção da fábrica de vacinas do Instituto Butantan

Grupo Boticário destina R$ 2,5 milhões para a construção da fábrica de vacinas do Instituto Butantan

Grupo Fini anuncia marca corporativa global

Grupo Fini anuncia marca corporativa global

IFS atualiza marca antes de anúncio mundial histórico

IFS atualiza marca antes de anúncio mundial histórico

Making Better Happen: AAK lança novo propósito da marca

Making Better Happen: AAK lança novo propósito da marca

Thermomatic promove novo design em sua marca Desidrat

Thermomatic promove novo design em sua marca Desidrat

Próximo
A transformação digital em um dos maiores hospitais do Brasil

A transformação digital em um dos maiores hospitais do Brasil

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 3.8k Assinantes

ABC Trends

  • Marcas lançam campanhas de oferta em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    Marcas lançam campanhas de oferta em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Gusttavo Lima é o novo embaixador da Philips Áudio e Vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

março, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X