Empresas
que atuam no ambiente digital ou que estão
em transformação enfrentam diariamente o desafio de mensurar os
resultados de suas iniciativas on e offline. O que muitos não sabem é
que somando dados estatísticos às estratégias digitais é possível
transformar qualquer estratégia em números e criar um planejamento
capaz de traduzir as métricas ideais a serem estudadas e aplicadas nos
negócios. Foi pensando nisso, que os empreendedores Marcel
Ghiraldini, Sérgio Larentis e André Boger criaram a Math Marketing, uma consultoria de Data Science Marketing que transforma qualquer estratégia em números por
meio da ciência de dados.
Com objetivo de otimizar negócios e resultados, a
empresa realiza toda operação com apoio de três pilares: Data Driven Strategy
– que traduz estratégias em modelo de dados, definindo quais
informações precisam ser capturados; Business Analytics – que executa
a ciência dos elementos aplicados a marketing para compreender qual
responsabilidade de venda deve ser atribuída a cada impacto de comunicação; e o Omnichannel – que reduz o trabalho operacional das ações e garante uma conversa única, independente da mudança de canal.
Segundo Marcel Ghiraldini, Growth &
Strategy da consultoria, a Math Marketing traz a ciência aplicada para áreas
antes impensadas das empresas, transformando problemas complexos em soluções
simples e aplicáveis de acordo com qualquer demanda e segmento. “Ter uma grande base de leads e prospects
não
significa que ela seja rentável. A
internet centraliza uma camada gigantesca de pessoas com diferentes
interesses e, automatizar os processos permite operar em escala e
mantendo personalizado, maximizar resultados de campanhas, impactar e
atrair públicos-alvo de forma mais assertiva, sempre com o objetivo
de gerar valor ao cliente e a marca”, explica Marcell.
O empreendedor lembra que ter acesso a dados
bem-interpretados facilita a compreensão do comportamento do cliente e auxilia na construção de um planejamento estratégico que
possibilita contornar uma objeção, adequar uma oferta específica e focar esforços onde certamente existirá mais resultados.
Além disso, torna-se fácil projetar
cenários futuros, facilitando o processo de tomada de decisões. “Essas informações geram diversos insights que definirão estratégias de atração, compra e recompra”,
comenta Marcel.
Com a criação de algumas regras como qualificação
e scoring de leads, gestão
integrada dos funis de conversão e implementação de ferramentas de
oferta contextual multicanal, é possível entender o
perfil do seu público alvo e compreender quais estão preparados para
comprar e quais ainda estão em momento de consideração. “Prever o
comportamento do consumidor é o desejo de todo profissional de marketing
e vendas, por isso, estruturamos a jornada de compra dos clientes
e trazemos uma iniciativa eficaz para a otimização de conversões”,
finaliza Marcel.