Em parceria com a PCMI, a Mastercard apresentará, no próximo dia 23 de abril, os dados inéditos do estudo Transforming Payments: Digital Solutions for Traditional Trade in the CPG Industry, que revela uma oportunidade de digitalização de US$ 448,4 bilhões em transações comerciais ainda feitas em dinheiro vivo em toda a na América Latina e nos Estados Unidos. O lançamento ocorrerá durante um webinar gratuito com participação da Yalo, plataforma inteligente de vendas que vem revolucionando a digitalização de pequenos varejos com o uso de inteligência artificial.
A pesquisa, conduzida pela Mastercard em parceria com a Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), mostra que 43% das transações B2C no canal tradicional da América Latina ainda são realizadas em espécie. No Brasil, a situação é igualmente desafiadora: o país possui mais de 2,1 milhões de pequenos comércios, dos quais apenas cerca de 50% aceitam cartões, segundo o levantamento. Além disso, os pagamentos B2B — entre varejistas e distribuidores — ainda são feitos majoritariamente em dinheiro, transferências ou cheques, o que representa US$ 293,4 bilhões em potencial de digitalização só neste fluxo.
O evento virtual reunirá executivos da Mastercard, Kellanova, Nestlé e Yalo para discutir o que está por trás da oportunidade representada por pequenos lojistas nas Américas e como as empresas de CPG estão trabalhando com players do setor de pagamentos para aproveitá-la.
Durante o painel, os convidados compartilharão experiências práticas sobre como a digitalização tem transformado seus ecossistemas comerciais. “Apesar do avanço da inclusão bancária na América Latina, a maioria dos pequenos comércios continua operando de forma analógica. O WhatsApp é o primeiro contato digital de muitos desses lojistas — por isso, acreditamos que o futuro da digitalização passa por soluções simples, acessíveis e que falem a linguagem deles. Ao trabalhar com grandes marcas e parceiros como a Mastercard, conseguimos levar IA e automação para onde realmente fazem diferença: na base do varejo”, afirma Javier Mata, CEO e fundador da Yalo. Para acelerar a digitalização, é importante analisar onde os clientes estão. Segundo dados da pesquisa, 84% do tempo que esses consumidores passam no celular, é em aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.
Além da análise de dados, o webinar vai abordar soluções escaláveis, parcerias estratégicas e iniciativas de inclusão financeira para transformar a forma como os produtos chegam ao ponto de venda. Entre as tendências identificadas no estudo estão o uso de microcrédito, pagamentos instantâneos e comércio conversacional. Um exemplo citado no estudo é a Coca-Cola FEMSA, que, com apoio da Yalo, alcançou 90% de engajamento com sua base de lojistas via WhatsApp.
O webinar será aberto ao público, em português, e acontecerá no dia 23 de abril, às 11h (horário de Brasília). A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link.