Como destacar as suas ideias no mundo do marketing? Conecte os pilares da inovação e faça toda a diferença.
A maioria das coisas não acontece da noite para o dia. No Marketing isso não é diferente.
Claro que existem situações que pegam as pessoas de surpresa, algumas vezes até forçando a se adaptarem em tempo recorde. Mas não se pode confundir exceções cotidianas – a que todo negócio está suscetível e a administração tem que dar conta –, com mudanças ditas disruptivas, muitas vezes provocadas por inovações tecnológicas capazes de recriar toda uma estrutura de negócios, afetando consideravelmente o comportamento e as atitudes do consumidor.
Você pode estar se questionando: “Como não acontece da noite para o dia? O smartphone não veio de repente e mudou tudo? E o Uber, o Airbnb e tantas outras ideias fora da caixa que mudaram setores inteiros, de repente?”
Vale insistir que não é bem assim. Nada disso aconteceu de repente. Numa era em que a palavra disruptivo surge com tanta força, pode até parecer contraditório esse ponto de vista. Mas você passa a perceber o rumo das coisas com mais clareza quando está andando na mesma velocidade que elas.
Portanto, a diferença entre “acontecer da noite para o dia” e “seguir um caminho até chegar ao resultado percebido” está nos olhos de quem vê o fato.
Sair da zona de conforto faz toda a diferença
Muitas pessoas acham que o marketing está distante delas, porque acreditam que seja algo desnecessário para o que fazem. Essa postura está relacionada a duas visões completamente distorcidas, que projetam o marketing em dois extremos: um muito simplista, relacionando-o a mera propaganda ou ideia simples de ação promocional; o outro, muito complexo, como uma pesada ferramenta, aparentemente opcional e acessível apenas para grandes corporações.
O que sobra para esse tipo de postura é a falsa ilusão de um “boca a boca mágico”, alimentado e impulsionado apenas pela qualidade entregue aos seus clientes.
Erros básicos, que colocam negócios em risco, cometidos por muitos no mercado: de profissionais liberais e autônomos a empresas de diferentes portes e segmentos. Uma postura enraizada em desculpas que mantêm as pessoas em suas zonas de conforto. Assim, elas boicotam seu próprio desenvolvimento, deixando de conhecer mais a fundo algo que julgam ser complicado ou que sequer fazem ideia do que realmente seja.
Desmistificar o marketing faz toda a diferença
Muitos termos como planejamento estratégico, administração mercadológica, plano de negócios e comunicação integrada, podem parecer complicados ou maçantes para boa parte do mercado. Pois esqueça nomenclaturas, paradigmas, processos longos e teóricos. O problema está na esquiva do básico.
A primeira coisa a se compreender é que marketing não é algo a ser feito. Ele se faz independente de quem quer que seja. O que cabe às pessoas é a oportunidade de controlá-lo. E ela começa a surgir quando se entende que optar sobre a existência do marketing não está em jogo.
Sendo assim, antes de pensar sobre o que fazer para o marketing é preciso pensar sobre o que ele tem feito para você e seu negócio.
Onde você chegou, mesmo que não tenha dado atenção ao marketing? Como você está agora no mercado? E como deveria estar?
A maior revelação de tudo isso é que marketing é um preparo, muito antes de ser uma ação.
Fechar os olhos para ele não resulta apenas em um caminhar mais lento. Mas, principalmente, na perda da visão necessária para suportar desafios e mudanças que o mercado certamente irá demandar.
Uma das frases mais importantes da humanidade é “a verdade vos libertará”. Muitas vezes, não desenvolver o conhecimento sobre algo parece uma atitude mais fácil, até acolhedora, já que não há como temer o que nem se sabe. Mas isso, em hipótese alguma, protege alguém de seja lá o que for. Ao contrário, pode até estar conduzindo a pessoa para um abismo sem que ela sequer se dê conta.
Permitir que o marketing o torne poderoso faz toda a diferença
A organização humana é baseada em sistemas de troca, com ou sem fins lucrativos. As pessoas trocam produtos, serviços, sentimentos, tudo. Elas vivem de escolhas e, por isso, marketing é palavra de ordem no mercado. Mais do que abordar definições para esse termo, focar no fato de que a essência do marketing está no comportamento humano é algo transformador.
Como exercício, reflita sobre sua empresa ou profissão. Busque entender a fundo por que você faz o que faz e que transformações você deve proporcionar ao fazer isso. Certamente, perceberá que há pessoas nas pontas do seu processo. Se refletir um pouco mais, encontrará outras pessoas em todos os momentos e, em especial, você mesmo.
Ao observar o fluxo do seu negócio, notará defeitos e qualidades nas relações existentes. Isso já irá despertar uma busca de melhorias que pertencem ao marketing. Elas podem estar no seu próprio processo, no clima ou motivação, na comunicação, ou mesmo no seu propósito, que é justamente o que conduz tudo isso.
Ultrapassar a barreira do óbvio faz toda a diferença
Escondendo-se do marketing você verá o mundo mudar da noite para o dia e não saberá o que fazer quando o momento de mudança for o seu.
Por outro lado, apoderando-se do marketing – que até então pode estar controlando você ao invés de ser controlado –, encontrará ferramentas para se preparar, tecnologia para se atualizar e, assim, pegará carona nas mudanças. Esse é o caminho para você se tornar protagonista da sua própria disruptura.
Ter uma mente disruptiva está longe de ser um privilégio de gênio ou de alguém do outro mundo. Essa é a mente de quem não se esquiva de desafios, nem se contenta com a primeira resposta certa. Porque é assim que se atravessa a barreira do óbvio. Uma mente disruptiva te permite enxergar o mundo do marketing de forma mais esclarecedora.
Atravessar essa barreira pode ser a chave para inovações que, certamente, estarão sempre associadas à soma que faz toda a diferença: MARKETING+GENTE+TECNOLOGIA.
Por: Octopus Comunicação.