Por Tamara Sanches
“Comunidade” engloba a ideia de algo compartilhado. A palavra tem sentido mais amplo que muitos imaginam: significa comunhão, harmonia e elementos comuns de um grupo. Partindo desse conceito, o marketing de comunidade tem o objetivo de criar experiência de marca, além de uma boa relação entre seus membros.
A estratégia visa conquistar espaço na mente e na vivência das pessoas que consomem um determinado produto ou serviço. Dessa forma, é possível manter um relacionamento positivo com sua marca.
A Starbucks, por exemplo, criou uma página específica com um bom marketing de comunidade. Nela, a marca recebe ideias de clientes com a intenção de implementá-las no futuro.
Aproximar marcas e clientes pode ser um desafio, mas traz vantagens como compradores mais fiéis e melhora na reputação. Existem dois tipos, e ambos possibilitam uma interação visando lealdade e satisfação:
Marketing orgânico
Com o marketing orgânico, os clientes podem interagir entre si, sem o auxílio da marca. Independentemente, eles entram em contato e interagem uns com os outros para trocar informações e tirar dúvidas. É necessário, porém, estar atento à satisfação do público com o produto ou serviço oferecido.
Marketing de comunidade patrocinado
Esse tipo de marketing é eficiente, mas envolve mais esforço e a criação de plataformas corretas de mídia social. Dessa forma, os usuários podem interagir tanto uns com os outros quanto com a determinada marca.
Como começar?
Para começar um bom marketing de comunidade, é necessário decidir em que local ou plataforma será reunida a sua comunidade de clientes, a depender de produtos e serviços. O próximo passo é definir sua identidade e quais são os aspectos fundamentais para que as pessoas queiram fazer parte da sua comunidade. Pense que ela deve se transformar em uma plataforma para receber ofertas especiais, compartilhamento de histórias, etc.
É importante ressaltar que marketing de comunidade é um processo gradativo e leva tempo para mostrar resultados concretos. Porém, sem dúvida, toda organização que valorize uma boa reputação e consumidores fiéis deve adotar a estratégia a fim de estabelecer uma comunicação efetiva.