ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Marketing + CX + tecnologia: equação de sucesso

por Artigos Especiais ABC
10/11/2020
em Artigos Especiais
0 0
Marketing + CX + tecnologia: equação de sucesso
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Cristovão Wanderley – Sócio-diretor da Stratlab e Especialista em Tecnologia e Dados

A busca pela total satisfação dos clientes sempre foi um desafio das empresas, algo como encontrar uma agulha no palheiro. As marcas que conquistam o feito certamente ganham status diferenciado e um lugar privilegiado no coração dos consumidores. E para chegar lá, é preciso investir pesado na experiência do cliente (CX, na sigla em inglês).


Esse investimento, no entanto, não precisa ser traduzido em cifras gigantescas. Há quem acredite que é necessário direcionar milhares de reais para a estratégia. Na minha visão, no entanto, a combinação das tecnologias adequadas e pequenas, mas significativas, mudanças em processos que colocam o cliente no centro, surtem efeito positivo.

No contexto atual, a tão almejada CX é uma das três principais áreas de investimento em marketing, segundo a consultoria Gartner. Por isso, é importante para os líderes da área orientar e capacitar todos na empresa para otimizar as interações com o cliente, digital ou analógica, uma ação que anda de mãos dadas com a tecnologia.

O Gartner indica que até o final de 2020 empresas que implantarem tecnologias centradas no cliente de modo a refletir empatia em seus usuários serão três vezes mais propensas a se manterem competitivas no universo digital. Por outro lado, produtos e serviços que não promoverem boas experiências destruirão 30% dos projetos no mercado.

A jornada para a satisfação começa com o atendimento das necessidades básicas dos clientes. Esta etapa e as seguintes são táticas, reativas e voltadas para a remoção de atritos que atrapalham as melhores experiências. É aqui que entra a tecnologia e a inovação.

Fizemos na Stratlab uma pesquisa para entender como o marketing tem conduzido esse processo. Antes dessa pesquisa – e da pandemia – o desejo das empresas era que a transformação digital trouxesse para o mercado a otimização de processos, produtividade, consistência de dados e uma relação cada vez mais próxima e personalizada entre marca e cliente. Fica claro com as respostas que obtivemos que isso ainda é esperado, mas diante dos dados e cenários, concluímos que precisamos fazer diferente.

A humanização entra como fator relevante, algo que a tecnologia tem priorizado. O processo de implantação da nova Cultura Centrada no Cliente (CC – Customer Centric), alinhada com a transformação digital aprimora a experiência do cliente, além de promover ganho de produtividade e receita.  Processos criativos, inovadores e disruptivos são incorporados em todos os passos da jornada do cliente. É a verdadeira relação ganha-ganha. Cliente satisfeito, negócio sustentável, prova de que Marketing + CX + tecnologia é, de fato, uma equação de sucesso.

Sobre Cristovão Wanderley

Cristovão Wanderley é sócio-diretor geral da Stratlab Inteligência Digital, responsável por inovação, estudo de tendências de tecnologia e adoção de novas ferramentas, além de desenvolver estratégias de negócio por meio do marketing digital.

Faz a análise de dados dos clientes e seus concorrentes, transformando essas informações em ações que resultam em aumento de ROI, receita e geração de leads.

Formado em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com especialização em MKT, Comunicação, Gestão de Mídias Sociais, DMB, Digital Transformation & Big Data – todos pela Escola Superior de Propaganda e MKT (ESPM), Cristovão tem ainda larga experiência em Growth Strategy, SEO estruturado para vendas e Social Selling.

Tags: Artigos Especiais

Posts Relacionados

“In-housin: do (bom) briefing à transformação do negócio”
Artigos Especiais

“In-housin: do (bom) briefing à transformação do negócio”

...

10 tendências do e-commerce para 2021
Artigos Especiais

10 tendências do e-commerce para 2021

...

Quais os perfis que podem consumir seu vídeo na web?

VÍDEO: a ferramenta estratégica

5 motivos pelos quais seu negócio precisa de um CRM e como tirar o melhor proveito dele

5 motivos pelos quais seu negócio precisa de um CRM e como tirar o melhor proveito dele

2020 foi o ano das incertezas que deu a 2021 a maio certeza de todas: resiliência

2020 foi o ano das incertezas que deu a 2021 a maio certeza de todas: resiliência

A Economia Criativa é o futuro dos negócios

A Economia Criativa é o futuro dos negócios

Entenda como o marketing online evoluiu e pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa

Entenda como os e-commerces enfrentarão os desafios para 2021

Entenda como as empresas podem se manter inclusivas no meio digital

Entenda como as empresas podem se manter inclusivas no meio digital

Próximo
Thaís Faccin e Satye Inatomi criam a Jahe Marketing

Thaís Faccin e Satye Inatomi criam a Jahe Marketing

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.3k Seguidores
  • 3.6k Assinantes

ABC Trends

  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Grêmio lança emojis personalizados para seus torcedores

    12 compartilhamentos
    Compartilhar 12 Tweet 0
  • Avantgarde Brasil anuncia mudança na diretoria e prevê crescimento de 30% em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

janeiro, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X