ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Marketing criativo de causa ou propósito?

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
25/06/2019
in Artigos Especiais
0 0
Marketing criativo de causa ou propósito?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Gustavo Leme

O marketing criativo tem feito sucesso desde o “boom” do mercado online. Sem dúvida, interações e posts repercutem positivamente, mas, a criatividade não precisa ser útil apenas nesse meio, certo?

Segundo pesquisa realizada pela London School of Economics, uma das principais universidades de economia e ciências políticas do mundo, as pessoas, mesmo totalmente inseridas no mundo digital, aprendem melhor quando acessam um conteúdo em papel, uma vez que podem fazer notas e grifar os pontos importantes, além de absorverem muito mais o conteúdo.

Além disso, no ambiente físico e offline, a publicidade estará sempre junto ao conteúdo do aprendizado. Por isso, em plena era digital, em que o TI está inserido em praticamente todas as atividades diárias, muitas empresas têm buscado alternativas para utilizar as impressões em papéis para inovar, uma vez que livros e apostilas ainda são tão exigidos e utilizados no setor da educação.

Fora do Brasil já existem empresas que se atentaram para isso e lucram somente com o marketing impresso focado nesse setor. Como exemplo, podemos citar a Charly Education, maior rede de publicidade e marketing estudantil alemã que promove a impressão gratuita dos materiais para alunos em troca de patrocínio de organizações que tenham interesse em anunciar para esse público.

Sendo assim, as marcas atingem diretamente o público alvo, utilizando uma ferramenta de marketing não-tradicional, ou seja, fugindo das grandes e abrangentes mídias (TV, Rádio, Revistas e Jornais), mas garantindo um retorno muito mais eficiente, uma vez que estão em contato direto com o público-alvo.

Isso é possível pela ciência de dados que permite que as apostilas impressas possam ter mensagens especificas para um determinado grupo de estudantes.

Ferramentas desse nicho podem ser, também, aliadas de grandes companhias que buscam recrutar novos talentos nas universidades. Comunicando as oportunidades de estágio e programas de trainee, para os cursos que tenham afinidade com as vagas.

Além disso, do lado do RH, as empresas podem explorar o “employer branding” divulgando as vantagens de se trabalhar em determinada companhia, atraindo assim os melhores talentos e economizando no processo de seleção.

Um exemplo de sucesso com esse tipo de marketing aqui no Brasil é a da ContaAzul, plataforma online fácil de usar para gestão e controle financeiro de pequenas empresas, que, ao anunciar nas apostilas e demais materiais impressos para os universitários de cursos de contabilidade, conseguiu conversar exclusivamente com seu público potencial e ter um retorno totalmente positivo.

Dessa forma, é possível constatar o poder do marketing offline e impresso, e começar a ver esse tipo de publicidade como uma opção viável, que une criatividade e inovação, principalmente no que diz respeito à educação. Aposte nessa ideia!

*Gustavo Leme é CEO da Estudante Herói, startup que imprime gratuitamente para universitários

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide
Artigos Especiais

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Next Post
Danette entra na onda da festa mais saborosa do Brasil com os sabores Cocada e Pé de Moleque

Danette entra na onda da festa mais saborosa do Brasil com os sabores Cocada e Pé de Moleque

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X