A Black Friday, uma das mais importantes datas de venda para o varejo mundial, vem despertando importantes debates no país. Muito além das projeções e expectativas de venda, o que tem chamado a atenção é o nome do evento, uma vez que o termo em inglês pode ser considerado pejorativo no contexto brasileiro, no qual as palavras “preto” e “negro” costumam ser empregadas como adjetivos de desqualificação.
Muitas empresas brasileiras passaram a batizar suas campanhas com termos relacionados à marca. A Americanas, por exemplo, desde 2011 usa Red Friday, substituindo o nome original para remeter a sua identidade visual. Com o avanço dos debates, outras empresas também optaram pela troca do termo. Na edição do ano passado, O Boticário teve sua Beauty Week; Avon, a Best Friday; Imaginarium, a Color Week; MAC, a Beauty Friday e Schutz, a Fashion Friday.
“Algumas companhias, que buscam uma humanização maior em sua comunicação e mais conectadas aos propósitos da diversidade e inclusão, estão revendo a expressão Black Friday e propondo reflexões sobre o tema. Com consumidores cada vez mais exigentes e mais alinhados a essas questões, 2021 pode ser um divisor de águas nesse sentido”, afirma Rebeca Duarte, Head de Planejamento da Adtail, empresa de marketing de performance que preparou um guia exclusivo sobre o assunto.
Estratégias para a mudança
Para as marcas que quiserem trocar a nomenclatura da data, estreando seus próprios termos, a dica é manifestar claramente o posicionamento para os consumidores, explicando o porquê da mudança. Fazer uma comunicação mais humanizada e procurar mostrar que a empresa vai além do discurso também é essencial. “Não é recomendável mudar de forma drástica ou fugir muito da temática na substituição, pois há o risco de o cliente não saber do que se trata e, com isso, deixar de fazer a compra naquele período. É preciso ser sutil e, claro, muito consciente”, diz Rebeca.
Ter um planejamento com antecedência também faz parte da estratégia. As empresas que já mudaram buscaram um termo que fizesse sentido para seu público e reviram os elementos de design. “Enfatizar os descontos e os preços ao invés da expressão Black Friday pode ser um caminho inteligente para mudar o posicionamento sem chocar o público”, explica a especialista.
Todos os insights fazem parte do e-book gratuito elaborado pelo Grupo de Diversidade e Inclusão da Adtail para a Black Friday. A íntegra do material pode ser baixada pelo link https://bit.ly/3gu9ZMc. O uso do termo “Black Friday” também estará em pauta durante um dos painéis da Maratona Best Friday Adtail, que acontece de 21 de setembro a 14 de outubro.