Comerciantes oferecerão digitalmente seus estoques para mais de 20 milhões de clientes. Pessoas físicas receberão comissão ao venderem produtos do Magalu e de sellers por meio de suas redes sociais
O Magalu lança,
nesta terça-feira, o PARCEIRO MAGALU, uma plataforma digital de vendas
para ajudar micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos a
manter seus negócios e obter renda durante o período de isolamento
social imposto pela pandemia de covid-19. O Brasil tem hoje 5 milhões de
empresas varejistas — a maior parte delas com faturamento de até
5 milhões de reais ao ano. Desse total, apenas cerca de 50 000 vendem
seus produtos digitalmente.
Sem poderem abrir as portas
desde o agravamento da crise do coronavírus, parte dos micro e pequenos
perderam suas fontes de renda. “Nossa plataforma permitirá que esses
milhões de brasileiros possam continuar a trabalhar, sem sair de casa
e sem correr riscos. Digitalizar o varejo e os brasileiros faz parte da
nossa estratégia de negócio e do nosso propósito como empresa —
e ele nunca se mostrou tão necessário quanto nesses tempos que estamos
vivendo”, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. “Por isso, fizemos
em cinco dias o que estava planejado para ser feito em cinco meses.
Sabemos que podemos enfrentar instabilidades no sistema, mas achamos que
era preciso correr o risco.”
O PARCEIRO MAGALU inclui duas
plataformas digitais. Uma desenvolvida para novos cadastros de pessoas
jurídicas, que operam como Microempreendedores Individuais (MEI) — com
faturamento anual de até 81 000 reais — e no Simples, para
empresas com receitas inferiores a 5 milhões de reais ao ano. E a outra
para pessoas físicas.
Para as Pessoas Jurídicas
Na plataforma para pessoas
jurídicas, pequenos empresários e comerciantes podem, por meio de um
aplicativo, oferecer seus estoques de produtos no site, no app e — no
futuro — nas mais de 1 000 lojas físicas do Magalu. Dessa forma,
passam a ter acesso aos mais de 20 milhões de clientes da companhia,
localizados em todo o país.
A entrega das mercadorias
vendidas é feita por meio dos Correios, sem custo para o lojista. A
plataforma gera a nota fiscal da venda e oferece ao comerciante dados a
respeito das operações realizadas. A cada venda concretizada, o
PARCEIRO MAGALU pessoa jurídica pagará, até 31 de julho deste ano, uma
taxa de 3,99%.
Para as Pessoas Físicas
No caso das pessoas físicas —
sobretudo trabalhadores informais e autônomos — o PARCEIRO MAGALU
permite que todos os produtos hoje oferecidos pela companhia sejam
vendidos por meio de redes sociais individuais, como Facebook e
Instagram
e Whatsapp. A plataforma permite que essas pessoas criem sua próprias
lojas virtuais, sem custo algum.
Para cada venda realizada por
esses parceiros, o Magalu paga uma comissão que pode variar entre 1%
e 12%, a depender do produto, da categoria a que ele pertence e do
volume total vendido pelo parceiro. A partir de 50 reais acumulados em
comissões, o parceiro está apto a receber o valor, que poderá ser
depositado em uma conta bancária própria, em uma conta fácil, ou em
uma conta digital, em até 34 dias.
Após criar a loja no site
parceiromagalu.com, o parceiro terá acesso ao catálogo da empresa, dos
mais de 15 000 sellers do marketplace e dos pequenos empreendedores. É
um universo que totaliza mais de 7 milhões de produtos para venda.
Após o fim das restrições, ele também poderá fazer vendas de porta em
porta, com pagamento no local, por meio de um aplicativo.