Cada vez mais os consumidores levam em conta os propósitos, empreendedores envolvidos no negócio, e relação com as marcas na hora de consumir.Para as DNVB (Marcas Nativas Digitais), a proximidade com o público passa também por saber transcender o virtual e criar conexões reais que os aproximem dos consumidores e os tornem fãs, objetivo de todas as marcas. Parece uma missão complicada, mas algumas marcas nativas digitais estão conseguindo fazê-lo com maestria. Como é o caso da Hey Nude, Pantys e Linus.
Alguns exemplos de marcas que estão crescendo e inovando no seu segmento por trazer alternativas mais sustentáveis na forma de consumo, na proximidade com o público e valores sólidos, são: Hey Nude, foodtech que desenvolve seus produtos a partir da aveia, uma alternativa para os intolerantes à lactose, e para a comunidade vegana, possui a comunidade Lab Nude, onde compartilham histórias e recebem comentários, fotos e sugestões dos lovers da marca. A Pantys, marca de calcinha absorvente que utiliza tecidos biodegradáveis, é uma alternativa para quem quer diminuir o descarte de materiais no planeta. A marca possui uma rede enorme e sabe o valor disso, por isso incentiva a independência financeira de mulheres, com uma seção no e-commerce dedicada a esse aprendizado. O que mais essas marcas têm em comum? São marcas nativas digitais, criadas com pilares bem fundamentados e com consumidores apaixonados. Assim como a Linus, marca de lifestyle sustentável criada com três pilares muito fortes: sustentabilidade, atemporalidade e conforto.
A Linus nasceu acompanhada de perto pelo seu público que, assim como a fundadora da Linus, são pessoas que se preocupam com o planeta e com a forma que consumimos, pensando em como podemos fazer para ter, cada vez mais, um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Olívia Araújo, head de branding da Linus, conta que, por lá, o consumidor é o centro e protagonista na história da marca. “Além do nosso contato muito próximo nas redes, onde estamos sempre interagindo com eles, perguntando o que eles esperam e querem da gente, a troca é sempre positiva. Um exemplo foi um dos nossos últimos lançamentos, as cores Fúcsia e Violeta, que estavam sendo muito pedidas. Aproveitamos o início da primavera do ano passado para lançar edições limitadas dessas cores, que foram um sucesso de vendas”, conta Olívia.
A marca acaba de lançar a Linus Rosé, que também está entre as cores mais pedidas pelo brand lovers. No lançamento anterior, a Fúcsia e Violeta, os consumidores que participaram ativamente na escolha da cor receberam da marca uma Linus da sua cor de preferência antes do lançamento com uma carta de agradecimento e flores que inspiraram a cor da Linus escolhida.
De acordo com Olívia Araújo, a troca com a rede ajudou a marca a desenvolver novas cores em tempo recorde e com apelo muito forte. “Ter esta conexão e proximidade com o nosso público fez com que a Linus, em menos de 6 meses, conseguisse desenvolver e lançar duas variações de uma cor muito esperada. O melhor de tudo é que estes insights vêm de forma simples e descomplicada: para definir qual seria o tom final da Linus Rosé, nós fizemos uma enquete no Instagram. Para mantermos uma produção sustentável e sem desperdícios optamos por lançamentos em quantidades limitadas”, completa Olívia. A nova cor estará disponível inicialmente somente no e-commerce e na Casa Linus em Pinheiros.
Desenvolvedora da primeira sandália de plástico vegana nacional, projetada por designers, engenheiros de material, ortopedistas e especialistas em palmilhas, a Linus tem todos seus produtos compostos por 70% de fontes renováveis, material 100% reciclável e com uma pegada de carbono de 0,364kg de CO2e por par, para os pares vendidos e comercializados em 2021. Na pandemia, quando aumentou a busca online por calçados confortáveis para serem usados em casa, as vendas no site da Linus dispararam. A marca nativa digital cresceu 700% entre janeiro de 2021 e janeiro de 2020, e no último ano o crescimento foi de quase 400%. Segundo Isabela, outro motivo foi o estímulo ao consumo consciente e sustentável.