ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing

L’ORÉAL Brasil automatiza processos de marketing cooperado

Companhia aposta no uso de solução Salesforce, implementada pela Triscal, para acabar com processos manuais na área, reduzindo o risco de fraudes e garantindo 100% de conferência dos contratos cooperados

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
19/04/2019
in Marketing
0 0
L’ORÉAL Brasil automatiza processos de marketing cooperado
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Com 22 marcas comercializadas no Brasil, a L’Oréal Brasil é a uma das maiores subsidiárias do grupo, com cerca de 3,5 mil colaboradores, uma fábrica, dois centros de distribuição, uma sede administrativa na região revitalizada do Porto Maravilha e um centro de pesquisa e inovação de última geração, localizado na Ilha de Bom Jesus, no Rio de Janeiro. Essa estrutura a coloca entre os maiores fabricantes de cosméticos do País, onde atua com quatro divisões de negócios: Grande Público, Produtos Profissionais, Cosmética Ativa e Luxo.

Algumas destas áreas têm equipes de venda trabalhando diretamente com redes de varejo em iniciativas conjuntas conhecidas como marketing cooperado, quando a fabricante investe em ações nas lojas de seus parceiros, oferecendo em troca descontos ou créditos em compras futuras, por exemplo. De acordo com a head de soluções de marketing e vendas da L’Oréal Américas, Labruna Vieira, até bem pouco tempo o controle destes contratos era todo feito de forma manual.

“No momento em que o vendedor e o lojista chegam a um acordo, é gerado um contrato, que é registrado nos sistemas da empresa e o acordo só é honrado mediante comprovação de contrapartida”, lembra ela. Para que isso aconteça, é preciso que o responsável pelo contrato vá até a loja e fotografe o primeiro e o último dia da ação, como forma de comprovar sua realização.

No processo anterior, as imagens tinham que ser impressas e enviadas para a companhia juntamente com o contrato. A partir desse momento, a área financeira da L’Oréal tinha que analisar um grande volume de envelopes, uma vez que os pagamentos só eram autorizados mediante a comprovação da ação. “Como era inviável a conferência de 100% dos contratos, isso era feito por amostragem, o que trazia riscos”, afirma.

Solução

Para dar mais confiabilidade ao processo, a L’Oréal definiu que ele deveria ser feito de forma eletrônica. O sistema escolhido para isso foi o Salesforce que, de acordo com Labruna, já era o responsável pelo gerenciamento dos pedidos de vendas, o que facilitaria a integração. “Decidimos manter para termos sinergia de informações e por ser uma solução na nuvem. Foi o caminho natural”, lembra ela.

Uma vez escolhida a solução, foi aberta uma RFP para definir o responsável pela implementação, processo vencido pela Triscal. A integradora já havia trabalhado com a companhia em outros projetos e, pelos bons resultados, foi convidada para a concorrência.

Labruna lembra que a implementação ocorreu em diferentes ondas, cada uma delas atendendo a um objetivo específico de negócio, começando pelo mais crítico. “Começamos com a automatização da comprovação das contrapartidas e, depois, partimos para a criação de um workflow de aprovação de verba cooperada”, explica, lembrando que o maior desafio do projeto foi a integração de dados entre os sistemas Salesforce e SAP. “Mas encontramos uma solução rápida e conseguimos entregar o projeto dentro do prazo, sem nenhum problema adicional”, comemora.

Benefícios

Labruna explica que, com o Salesforce em operação, agora cada profissional de vendas tem, no sistema, uma visão clara de sua carteira de clientes, incluindo a verba disponível para ações de marketing cooperado. A cada nova ação iniciada, o sistema fornece um modelo de contrato padrão e dá início ao workflow de aprovação.

O Salesforce também conta com um workflow de comprovação da ação, que é feito a partir do upload das imagens no próprio sistema. “Automatizamos todo o processo de controle e liberação de verbas cooperadas, que antes era totalmente manual”, diz Labruna.

Mais que isso, o novo sistema reduziu grande parte do trabalho operacional dos consultores de campo e dos profissionais de gestão comercial, que eram responsáveis pela realização das conferências e concessão de autorizações. “Com o Salesforce reduzimos o risco de fraudes e hoje conseguimos fazer a conferência de 100% das ações cooperadas”, revela.

Labruna conta ainda que, capitaneado pela área de controles internos, o projeto foi destaque em um encontro global de seus representantes. “A L’Oréal Brasil recebeu medalha de bronze pelo projeto, que hoje está em estudo para ser ampliado para outros países da América Latina, acompanhando a migração destes para a Salesforce”, diz.

Tags: L'orealmarketing

Related Posts

Paçoquita e Fini lançam collab azedinha especial para o Halloween 2025
Produtos

Paçoquita e Fini lançam collab azedinha especial para o Halloween 2025

...

Cia. Müller de Bebidas apresenta novidades e lançamentos na APAS SHOW 2025
Produtos

Cia. Müller de Bebidas apresenta novidades e lançamentos na APAS SHOW 2025

...

Minecraft: Sestini leva sucesso do game que ganhou as telonas para o dia a dia escolar 

Minecraft: Sestini leva sucesso do game que ganhou as telonas para o dia a dia escolar 

Padaria Brasileira celebra o Dia da Coxinha com versão na chapa da melhor coxinha do mundo

Padaria Brasileira celebra o Dia da Coxinha com versão na chapa da melhor coxinha do mundo

Ruby Kisses lança o lip balm must-have da estética ‘Clean Girl’

Ruby Kisses lança o lip balm must-have da estética ‘Clean Girl’

NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO incentiva consumo consciente ao patrocinar a Semana da Compostagem

NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO incentiva consumo consciente ao patrocinar a Semana da Compostagem

Polpanorte lança linha de Cremes & Sorbets no APAS Show 2025

Polpanorte lança linha de Cremes & Sorbets no APAS Show 2025

Bacio di Latte apresenta novo sabor: Cocada duplamente irresistível

Bacio di Latte apresenta novo sabor: Cocada duplamente irresistível

Next Post
Vivo TV libera sinal dos canais HBO para estreia de Game of Thrones

Homem-Aranha no Aranhaverso está disponível no Vivo Play

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X