A Appel Home, uma das referências nacionais em cama, mesa e banho, celebra o seu quinquagésimo aniversário. Para marcar os 50 anos de história, foi apresentado um novo logotipo comemorativo, estilizado com elementos que representam a trajetória de conquistas e superações da companhia.
O numeral “50” é apresentado como elemento central e cumpre a função de enfatizar a dedicação, evolução e crescimento da Appel Home durante este meio século de trabalho. Porém, o que diferencia o numeral e torna-o significativo, intencional e autêntico, é o relógio solar minimalista que emerge da metade do número zero. Conforme a direção de criação, o detalhe remete a ideia de passagem do tempo como uma jornada contínua e um ciclo que se renova, o que conecta diretamente com o legado familiar da empresa.
“Nosso desafio era traduzir cinco décadas em um símbolo visual que fosse leve, significativo e fiel à essência da marca. Buscamos criar algo que não apenas representasse o tempo decorrido, mas que também evocasse a sensação de continuidade — como se cada ano vivido impulsionasse o próximo. A ideia era permitir que o observador sentisse, de forma sutil, que há algo maior em movimento: uma narrativa que segue se desdobrando, com raízes profundas e olhar voltado para o amanhã”, destaca Franciele Quaiato, supervisora de marketing da Appel Home.
Os detalhes minimalistas do logotipo criam sintonia com a essência da marca. Os grafismos que preenchem o número “50” são baseados no estilo Art Déco e foram desenvolvidos a partir de referências do universo têxtil, com a presença da flor de algodão, o carretel, o tear, a gota de água e a toalha enrolada — itens que fazem parte do dia a dia da indústria. As formas geométricas trazem modularidade ao desenho e o estilo clean e luxuoso — em harmonia com o design abstrato e as linhas retas e circulares — foram recursos essenciais para transparecer a personalidade da marca.
O CEO da Appel Home, Rafael Appel, enfatiza que a identidade visual chega como um símbolo da resiliência e do compromisso da companhia. “Ver nossa história representada de forma tão sensível e autêntica é motivo de muito orgulho para todos nós. Cada traço nos lembra dos valores que carregamos ao longo desses 50 anos, com respeito às nossas origens e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro. Este selo reflete quem somos, onde a nossa família chegou e, principalmente, o quanto ainda queremos evoluir. Portanto, esse logo é mais do que uma marca comemorativa — é um símbolo do nosso compromisso contínuo com qualidade, inovação e propósito”, diz.