A LaLiga alcançou um grande feito e ultrapassou a marca de 100 milhões de seguidores, somando-se todas as suas plataformas digitais. Após longo trabalho estratégico, que durou mais de seis anos, a marca conseguiu se consolidar em 12 redes sociais diferentes, nas quais mais de 15 idiomas são falados.
“Esse marco alcançado no universo digital faz parte da estratégia de crescimento e globalização da LaLiga em todos os seus campos. De 3,9 milhões de seguidores na temporada 2013/14, passamos a ter, atualmente, mais de 100 milhões de seguidores. Um número histórico, que representa cerca de 47.000 novos seguidores por dia “, afirma Alfredo Bermejo, diretor de Estratégia Digital da LaLiga.
Atualmente, a LaLiga possui 22 perfis abertos em uma dúzia de canais, detalhados da seguinte forma: Facebook, Twitter (LaLiga, LaLigaEN, LaLigaArab, LaLigaBRA, LaLigaFRA, LaLigaJP, LaLigaID, LaLigaTH, LaLigaSports, eSportsLaLiga, Fundação LaLiga), Instagram, YouTube, TikTok, quatro redes na China (Weibo, WeChat, Douyin, Toutiao) e duas na Rússia (OK, VK), além de três contras na rede Linha (Japão, Tailândia e Indonésia). Dentro desses números, vale ressaltar alguns recordes, como o de se tornar a primeira liga de futebol do mundo a atingir a marca de 5 milhões de seguidores em seu canal no YouTube.
O público da LaLiga, como seus canais sociais, é global e está espalhado por todo o mundo. Prova disso são os milhões de seguidores que se concentram em diferentes áreas geográficas: a Espanha é o país com mais seguidores (com 7 milhões), seguida de perto por Indonésia (com mais de 5,2 milhões de seguidores), Índia (mais de 5,1 milhões), México (mais de 5 milhões), Brasil (mais de 4,7 milhões), além de China e Egito (com mais de 4 milhões cada).
Com todos esses usuários, a LaLiga se comunica em mais de 15 idiomas: além do espanhol, fala em inglês, árabe, chinês, francês, japonês, português, turco, russo, hindi, bengali, bahasa indonésia, tailandês, dinamarquês, vietnamita, inglês pidgin, suaíli, wolof, lingala ou hebraico, entre outros.
Razões para o sucesso da LaLiga nas redes sociais:
• Começou a trabalhar em sua estratégia digital no ano de 2013, com a chegada de Javier Tebas como presidente;
• Em fevereiro de 2015, alcançou seu primeiro milhão no Twitter;
• Em fevereiro de 2018, abriu seu primeiro perfil na rede social russa VKontakte;
• Em maio de 2018, LaLiga ultrapassou Premier League no Facebook;
• Em agosto de 2018, firmou contrato com o Facebook para transmitir ao vivo todos os jogos da competição no subcontinente indiano;
• Em novembro de 2018, ultrapassou a NBA no Facebook;
• Em março de 2019, abriu um perfil específico no Twitter para eSports;
• Em março de 2019, expandiu suas redes sociais do sudeste da Ásia com a abertura dos perfis Line e Twitter;
• Em agosto de 2019, criou o maior desafio de TikTok na Espanha, com mais de 50 milhões de usuários em todo o mundo;
• Em novembro de 2019, atingiu um milhão de seguidores na rede social chinesa Douyin;
• Em janeiro de 2020, ultrapassou a marca de 100 milhões de seguidores nas redes sociais.
Atualmente, mais de 25 pessoas, de dez nacionalidades diferentes, fazem parte da equipe de mídias sociais, na
sede da LaLiga na Espanha. A estas, devemos acrescentar outras pessoas, que estão distribuídas em todo o mundo,
e que colaboram no desenvolvimento de ações de impacto internacional que
contribuam para a visibilidade da instituição e de suas redes sociais: como é o caso dos 45 delegados internacionais da LaLiga Global Network, os membros dos 9 escritórios em todo o mundo e o
departamento de Desenvolvimento Internacional.
“Sem dúvida, esse sucesso foi graças à equipe
humana por trás das redes sociais da LaLiga e a todos os departamentos que apoiam e colaboram para o seu desenvolvimento. Eles foram capazes de detectar as necessidades dos usuários e oferecer a eles conteúdo
interessante e de muita qualidade. O que, por sua vez, serviu para posicionar a LaLiga nacional e internacionalmente da melhor maneira
possível”, explica Bermejo.
O uso das redes sociais se tornou uma
ferramenta fundamental no processo de internacionalização da associação e de seus clubes.