Com faturamento de R$ 92,6 bilhões em 2024, o setor de franquias no estado de São Paulo segue como um dos mais aquecidos da economia brasileira. A região Sudeste concentra 46% de todas as operações do setor no país, com destaque para a cidade de São Paulo, que se posiciona como o principal polo de franquias do Brasil. Dentro desse cenário, o segmento de educação tem mostrado um avanço expressivo e sustentado, acompanhando a crescente demanda por formação de qualidade.
Em sintonia com essa tendência, o Kumon, maior rede de educação do Brasil e quarta no ranking de microfranquias da ABF, tem intensificado sua estratégia de expansão em todo o país. Em 2024, a rede cresceu 107% e, para 2025, projeta a abertura de 130 novas unidades em diversas regiões do Brasil, sendo que a capital paulista é uma das prioridades.
Hoje, São Paulo já conta com 170 unidades do Kumon, o que representa 11% das unidades da rede no país. A expectativa é crescer 5% no número de unidades na cidade em 2025. “São Paulo tem um papel estratégico para o Kumon. Além de concentrar um público que valoriza educação, é uma cidade com alta densidade populacional, perfil empreendedor e grande potencial de crescimento. Nosso foco está em bairros com forte vocação para serviços educacionais e com demanda latente por soluções que desenvolvam autonomia e disciplina nos alunos”, afirma Camila Vargas, Gerente de Expansão do Kumon.
Entre os bairros prioritários para a abertura de novas unidades estão Mooca, Moema, Brooklin, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Vila Mariana, Vila Clementino, Pinheiros, Morumbi, Anália Franco, Ipiranga, Liberdade, Bela Vista e Vila Sônia.
Moema, na zona sul, lidera os índices de desenvolvimento da cidade, com IDH de 0,961 – o mais alto de São Paulo. É uma região com forte presença de famílias com perfil que prioriza educação de qualidade e aprendizagem personalizada para os filhos.
Já na Zona Leste, a Mooca se destaca pelo perfil tradicional e familiar, com um público que valoriza a formação educacional e possui alto nível de escolaridade. Com IDH de 0,909 e média de 11,77 anos de estudo por habitante, é uma região em que o Kumon enxerga grande potencial de crescimento.
“O crescimento em São Paulo vai muito além dos números. Quando uma nova unidade é inaugurada, toda a rede é beneficiada. Há um impacto direto no volume de matrículas, fortalecimento da marca e ganho de visibilidade para as unidades já estabelecidas”, explica Camila.
Com investimento a partir de R$ 50 mil, o Kumon oferece um modelo de franquia acessível, com retorno estimado entre 18 e 24 meses. Não é necessário ter experiência em educação, mas é essencial que o futuro franqueado se identifique com a filosofia do método e tenha desejo de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas.
“Queremos empreendedores que queiram transformar vidas por meio da educação. Com suporte da franqueadora e um método testado globalmente, o franqueado Kumon pode construir um negócio de sucesso e com propósito”, finaliza Camila.