Por Fernanda Armelim
Que empreender era um caminho muito solitário, difícil, árduo e cheio de tomadas de decisões difíceis eu já sabia, mas não imaginava que no segundo ano de mercado algo maior que minha essência inquieta de fazer a engrenagem funcionar poderia colocar tudo que planejamos por 3 anos em check.
O Coronavírus chegou para ficar, modificar, reinventar empresas e pessoas. E aos meus 22 anos, eu que já havia me reinventado ao sair da faculdade não com o currículo na mão, mas uma empresa, agora penso em como mantê-la viva. Meu projeto de TCC virou meu projeto de vida, a Agência ComunicanDU, e é por ela que acordo todos os dias e luto.
Quando ouvia (ainda ouço): “Nossa, mas tão novinha e dona do próprio negócio?”, eu cheguei a me questionar se daria certo ou se tinha maturidade suficiente para isso, mas com altos e baixos e a chegada da pandemia descobri que dá para fazer dar certo. É difícil? Sim. Mas, o brasileiro sempre teve certa tendência para o empreendedorismo.
Mas, eu não estou sozinha, além de ter um outro jovem empreendedor ao meu lado como sócio, que acreditou no que propus a ele quando ainda estávamos no estágio, estima-se que quase 7 milhões de brasileiros entre 18 e 24 anos tenham empreendimentos atualmente, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor).
O nosso espírito aventureiro de jovens nos fizeram chegar até aqui, com quase um ano e meio de CNPJ aberto atendemos cerca de 10 clientes, assessoramos nossa primeira feira, o Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição e fomos selecionados para participar de um programa do Sebrae chamado ALI, que tem a intenção de trazer uma inovação ao mercado. Olhar para trás só me enche ainda mais de coragem.
A palavra empreendedor tem sua origem do francês, e é usada para descrever uma pessoa que tem, acima de tudo, a necessidade de realizar coisas novas. Por isso, nesse momento tão difícil resolvemos ajudar a todos. Estamos gravando uma série de vídeos com dicas para auxiliar pequenos empreendedores a comunicarem os seus negócios. E como isso é gratificante, a cada vídeo descubro uma nova maneira de onde a ComunicanDU pode chegar.
Por isso, no auge das emoções, olhe para trás e relembre cada obstáculo que superou e que hoje não são mais problemas. Valorize as pequenas vitórias, pois esse momento também pode ser superado. Então quando alguém te disser “não desista, essa fase vai passar”, acredite, pois é o que venho fazendo desde que comecei a pensar em empreender.
Sobre Fernanda ArmelimFernanda Armelim é jornalista e fundadora da Agência ComunicanDU, especializada em assessoria de imprensa e produção de conteúdo. Começou a empreender em seu projeto de TCC e hoje divide as tarefas da agência com seu ex-parceiro de estágio, atual sócio, Alexandre Kozeminski.