A Joanini, empresa especializada em transporte rodoviário de cargas, está com uma nova identidade digital. Desde o início do ano a companhia vem passando por um processo de mudança de sua marca suportado pela agência de marketing consultivo Seven7th Digital Mind que, até aqui, resultou em um novo site e no reposicionamento da companhia nas redes sociais.
Fundada em 2006, a Joanini é hoje uma referência no setor de transporte rodoviário de cargas. Sediada em Itatiba (SP), a companhia conta com filiais em Camaçari (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Estiva (MG) e Goiânia (GO), o que lhe garante uma estrutura capaz de atender os mais diversos segmentos do mercado. Para acelerar ainda mais seu crescimento, a direção a companhia decidiu que era hora de ampliar sua presença digital.
“Tínhamos uma presença tímida e não estruturada nas redes sociais e por isso buscamos uma agência que entendesse nossas necessidades e nos indicasse o melhor caminho para tornar nossa marca digital mais efetiva”, explica Rodrigo Penteado, diretor comercial da Joanini. Depois de um período de pesquisa no mercado, a companhia optou pela contratação da Seven7th Digital Mind. “Escolhemos a Seven7th por seu posicionamento e por sua transparência na definição das estratégias e das ferramentas a serem utilizadas”, afirma.
Fechada a parceria, o primeiro passo da agência foi a realização de um diagnóstico digital da Joanini, que foi muito além das redes sociais. De acordo com o diretor comercial da Seven7th, Miguel Santamaria, o diagnóstico avaliou desde o site da companhia até o posicionamento da marca na internet. “Constatamos que o site da Joanini não era responsivo e que eles não tinham atuação em performance digital”, explica Santamaria.
Ação e resultados
Foi a partir deste diagnóstico que a equipe da Seven7th desenvolveu ações em várias frentes. “Começamos pela base, fazendo com que as diferentes estratégias digitais da Joanini convergissem para um novo conceito da marca”, explica Santamaria. Isso incluiu a reconstrução do site que, além de uma arquitetura mais moderna, foi desenvolvido com melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization) passou a contar com áreas específicas para vídeos, fotos e conteúdos próprios da empresa.
Para ampliar o reconhecimento da marca, a agência criou uma estratégia específica de posicionamento nas redes sociais, mais especificamente no Facebook, LinkedIn e Instagram. “Iniciamos também campanhas de performance digital, com anúncios patrocinados que a Joanini não utilizava anteriormente”, comenta Santamaria, lembrando que a atuação da Seven7th abrangeu também a elaboração e diagramação de ações e exposições institucionais da empresa na internet.
Até aqui, o resultado de toda esta reformulação tem sido um maior reconhecimento da Joanini nos ambientes digitais, além da criação de novos canais de interação com os diversos públicos da companhia. “Nossa presença online cresceu muito e não apenas nas redes sociais, um exemplo foi a presença de nossa marca na última edição do Brasil Open de Tênis”, comemora Penteado.
O executivo também ressalta o aumento da interação com os diversos públicos de interesse da empresa nas redes sociais e no blog da Joanini. Ele afirma que essa interação não vem somente da divulgação da marca digital, mas também da produção de conteúdo próprio, no blog e nas redes, que tem estimulado a troca de informações com clientes, potenciais clientes, fornecedores e colaboradores. “Está claro que ampliamos nossa visibilidade e presença digital, o que demonstra o acerto da estratégia. Sem dúvida estamos no caminho certo”, afirma.