Em junho, a cidade de Niterói (RJ) recebeu o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil. Em sua 12ª edição, o Itacoatiara Pro World Festival ofereceu música, arte e muito esporte, dentre as mais diversas modalidades, com campeonatos nacionais e internacionais, e atletas renomados. Além disso, o evento promoveu a conscientização socioambiental e movimentou a economia, com ações de impacto positivo na região.
Com cinco modalidades esportivas: bodyboard, skate, surf, bodysurf e ciclismo, o evento contou com nomes de peso como Bob Burnquist, pelo skate, e Lucas Chumbo, no surf, além de atletas internacionais. Vale ressaltar que a etapa de Itacoatiara do Circuito Mundial da International Bodyboarding Corporation (IBC), se consagrou nos últimos anos, como uma das mais importantes etapas do tour, além de ser o maior evento do bodyboard mundial, com recorde de inscritos e países participantes. Foram mais de 200 atletas profissionais de 25 países e 11 estados do Brasil disputando mais de 250 mil reais em prêmios.
Entretanto, o festival movimentou muito mais do que a parte esportiva. Com shows, graffiti e batalha de Mc’s, levando muita cultura para o público. Inclusive, para montar toda a estrutura de palcos, arquibancadas, segurança e demais funções, o evento contou com mais de 500 trabalhadores locais, gerando demanda de trabalho na região, impactando diretamente na economia local. Ainda sobre os benefícios gerados, foi entregue a revitalização da pista Skatepark Carlos Alberto Parizzi, no bairro de São Francisco, deixando um legado para a cidade.
Agora, além de atuar na comunidade do Caramujo, o projeto passa a oferecer aulas gratuitas, através do Skate Aula, do Instituto Skate Cuida, de Bob Burnquist, também no skatepark de São Francisco. Além da reforma da pista, o muro lateral do skatepark – um dos maiores painéis de graffiti da cidade, também recebeu novas cores, com um seleto grupo de artistas da cena local do graffiti em ação coletiva.
“O Itacoatiara Pro é um evento importante para Niterói, na medida em que está sempre construindo um legado esportivo para a cidade. Com o skate, estamos felizes em trazer essa experiência pra cá, tendo nomes relevantes da cena, como Davison Fortunato, ativista do esporte que promove a cultura do skate mundo afora, e Bob Burnquist, que inclusive já tem vínculo afetivo com Niterói, onde mantém um núcleo do seu Instituto Skate Cuida. Esse foi mais um legado do Itacoatiara Pro, que iniciou essa parceria na edição de 2022 no Caramujo, e, agora, amplia as atividades do núcleo para São Francisco”, declara Bill Aquino, um dos organizadores do evento.
Segundo Bob, o legado deixado pelo evento, incentiva que surjam novos nomes do skate locais, além de ser mais um espaço de lazer e esporte para a cidade. “A partir do momento que você tem uma pista reformada, você incentiva a prática do esporte. Principalmente porque teremos aulas de skate totalmente gratuitas, através do Skate Cuida, então os jovens serão direcionados a evoluírem cada vez mais em cima do skate. Com certeza é um legado muito positivo para a cidade, essa pista que foi reinaugurada no Itacoatiara Pro”, afirma.
Por falar em legado, foram realizadas ações socioambientais que irão perdurar com o passar dos anos. Como o plantio de mudas da vegetação nativa da Mata Atlântica na restinga da praia onde aconteceu a competição de surf. Também foi realizada a ação o Projeto Ilha dos Cientistas, iniciativa vencedora do Prêmio Paulo Freire, promovido pela Alerj, projeto socioambiental que proporciona aos estudantes da rede pública a oportunidade de realizar práticas de coleta e análise de dados científicos da água do mar. Durante as atividades, que acontecem na praia, os estudantes são convidados a investigar a presença de contaminantes ambientais, tais como: microplásticos, esgoto e metais pesados.