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Isso é Mais que um Batom: Vult lança movimento inédito de impacto social para apoiar mulheres em situação de violência doméstica e mobilizar a sociedade em torno do tema

Em filme de lançamento do novo projeto, que conta com apoio do Instituto Maria da Penha e ONG TUrma do Bem, marca de beleza apresenta histórias reais de mulheres que tiveram a boca como alvo de agressões e puderam resgatar sua autoestima e orgulho por meio de tratamento odontológico

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
20/03/2024
in Campanhas
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Isso é Mais que um Batom: Vult lança movimento inédito de impacto social para apoiar mulheres em situação de violência doméstica e mobilizar a sociedade em torno do tema
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“Eu não me olhava no espelho, penteava meus cabelos através do reflexo da sombra na parede”. “Me sentia depressiva, sem autoestima e sem nenhuma vontade de me arrumar”. “É difícil dizer o que machucou, mas ao mesmo tempo é necessário para conseguir me libertar”. Esses são os depoimentos de Marli Timóteo, 55 anos, Mônica de Melo, 51 anos, e Rosângela Rosa, 46 anos, que fazem parte do projeto “Isso é Mais que um Batom“, da Vult em parceria com a ONG Turma do Bem e o Instituto Maria da Penha e que visa resgatar o orgulho e a autoestima de mulheres em situação de violência doméstica.
 

Pesquisas recentes comprovam que a violência doméstica é um cenário cada vez mais alarmante no Brasil: três a cada dez mulheres já foram vítimas no país, número que representa mais de 25,4 milhões de brasileiras, segundo a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, divulgada em novembro de 2023 pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV). Além disso, 74% das mulheres afirmaram ter percebido aumento dessa violência e 67% daquelas que já sofreram esse tipo de agressão praticada por um homem afirmam que ele era seu parceiro íntimo.
 

Para colaborar com a transformação dessa realidade, Vult anuncia uma iniciativa inédita por meio do lançamento de um produto social, apoiando o resgate da autoestima e do orgulho de mulheres que tiveram a boca como alvo durante as agressões e que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a urgência do enfrentamento à violência contra a mulher. “Sabemos que em casos de violência muitas vezes o alvo principal é a boca e, por isso, queremos multiplicar sorrisos e ampliar a voz dessas brasileiras, para que contem suas histórias e inspirem a sociedade como um todo. O projeto busca construir, a partir de exemplos reais, um movimento de sensibilização e conscientização que fomente o resgate do orgulho feminino, consolidando ainda mais o compromisso de Vult neste território”, afirma Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário.
 

Como ponto de partida para o movimento lançado pela marca neste mês de março, Vult já viabilizou a transformação dos sorrisos da Marli, Mônica e Rosângela, atendidas pela ONG Turma do Bem, a partir do projeto Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que tiveram a dentição afetada em situações de violência. “O próximo passo para ajudar um número muito maior de brasileiras que vivenciam essa triste realidade acontecerá por meio do lançamento de um batom especial que terá venda 100% revertida à Turma do Bem”, afirma Renata Gomide. Com o valor, a organização poderá apoiar mais mulheres que precisam de ajuda, proporcionando tratamentos que variam em sua complexidade.
 

“Nosso trabalho não foca apenas na estética, mas, especialmente, em devolver dignidade para as pacientes, tornando-as inteiras novamente. São histórias de dor e violência que destruíram a autoestima destas mulheres. Quando elas chegam no consultório, algumas trazem consigo um batom desgastado, seco, quase um símbolo da perseverança, prontas para pintar os lábios com um novo sorriso. Com o tempo, compreendi a magnitude desse simples gesto, o quanto representa para elas: o renascimento. E para que nosso trabalho siga em frente, dependemos do apoio e do engajamento da sociedade. Só assim conseguiremos alcançar um maior número de mulheres que, muitas vezes, precisam desse primeiro passo para recomeçar suas vidas”, ressalta o dentista Fábio Bibancos, que lidera o projeto.
 

“Isso é mais que um Batom” é o resgate do orgulho da Mônica, da Rosangela, da Marli e de centenas de mulheres que enfrentam a violência doméstica
 

Em um filme emocionante, Vult conta a história da Mônica, da Rosangela e da Marli, que enfrentaram a violência de perto. O vídeo reforça relatos que não são únicos e fazem parte da realidade de milhões de brasileiras. Focando no resgate da autoestima e do orgulho, a campanha mostra mulheres que após o tratamento odontológico voltaram, aos poucos, a sorrir – e a passar batom, além de lançar oficialmente o novo batom, produto social que viabiliza a ampliação do projeto. Ao final do filme, e em uma só voz, essas mulheres mostram que juntas é possível recomeçar, embaladas pelo trecho da música ‘Pra Todas as Mulheres’, da cantora Mariana Nolasco: “Abafaram nossa voz, mas esqueceram de que não estamos sós”, que faz parte da trilha da campanha.
 

Toda a campanha foi idealizada e desenvolvida pela agência PROS. “Dar luz à violência doméstica é uma maneira de reconhecer que esse é um problema social, urgente e coletivo. Enquanto agência liderada por mulheres, acreditamos que nosso papel pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar a visão da sociedade e construir pontes que nos permitam apoiar aquelas que precisam. Ao lado de Vult, marca que tem um alcance gigante e que conversa diariamente com esse público, podemos não só conhecer e transformar essas histórias, mas criar um futuro de mais esperança para as meninas de hoje”, afirmam Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky, Co-CEOs da PROS.
 

O filme foi divulgado nas redes sociais da marca e a campanha ainda conta com mídia OOH em mobiliários urbanos, com formato estático, localizado nas áreas dentro do raio das delegacias da mulher em São Paulo.
 

Apoiando o recomeço
 

Vult e Turma do Bem convidam a sociedade para ajudar a transformar sorrisos e resgatar o orgulho e autoestima de brasileiras em situação de violência doméstica. Por isso, a marca de beleza criou um batom exclusivo, que terá a venda 100% revertida para o projeto Apolônias do Bem, da ONG Turma do Bem. Os produtos podem ser encontrados no e-commerce da marca.

“O novo batom busca engajar nossos clientes, que já acompanham e gostam dos nossos produtos, nessa causa tão importante. Ao comprar o batom, além de contribuir com o tratamento odontológico de mulheres vítimas de agressão, apoiando o trabalho realizado pela ONG Turma do Bem, os consumidores receberão informações sobre o tema e sobre a nossa capacitação 220 Vults, que agora conta com um módulo especial criado em parceria com o Instituto Maria da Penha. Sabemos que o caminho é longo, mas estimular a conscientização é essencial para transformarmos esse cenário – e esse desejo é o que move este projeto”, completa Renata Gomide.

Informar para prevenir: Vult lança curso gratuito sobre empoderamento feminino com módulo exclusivo sobre violência contra a mulher
 

Vult acredita que toda mulher pode voar alto. Por isso, desde 2017, já impactou a vida de mais de milhares de brasileiras através do projeto 220 Vults, que leva a beleza como instrumento de emancipação financeira. O projeto nasceu, segundo a marca, a partir do entendimento de que não há como contribuir com a autonomia, independência e autoestima de uma mulher sem levar em conta a realidade em que elas vivem. E quando se fala em violência, o contexto importa. Segundo o DataSenado, o índice de mulheres que sofreram violência doméstica varia conforme a renda: 20% das brasileiras com mais de seis salários mínimos declaram ter sofrido algum tipo de violência doméstica ou familiar praticada por um homem, taxa que sobe para 35% entre aquelas de renda menor, até dois salários. Tal resultado também indica que a dependência financeira é fator de vulnerabilidade da mulher à violência e, que, neste caso, as chances de reportar a agressão diminuem.
 

“Entre as principais dificuldades para a denúncia está a dependência financeira, pois em muitos casos a pessoa agressora imita e isola essa mulher, impossibilitando que ela estude ou trabalhe. A violência doméstica é um problema estrutural, que precisa ser tratado, dentre outras iniciativas, através da educação e da informação, para que possamos vislumbrar mudanças em médio e longo prazo, por isso, em parceria com Vult, elaboramos o módulo do curso “Resgate seu orgulho e empodere-se”, que tratará do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Este curso será oferecido gratuitamente pela marca para mulheres de todo o país”, pontua Conceição de Maria, co-fundadora e superintendente-geral do Instituto Maria da Penha.
 

O curso, gratuito e on-line, já está com uma lista de interessadas aberta, por meio do programa Empreendedores da Beleza – projeto do Grupo Boticário apoiado pelo projeto 220 Vults. O Programa que capacita mulheres para o mundo da beleza prevê formar mais de 30 mil mulheres somente em 2024.

Além do módulo cocriado com o IMP, a capacitação gratuita conta com outros três módulos, que promovem a ampliação dos conhecimentos sobre a violência de gênero. Entre outros temas, as participantes poderão conhecer mais sobre os tipos e ciclos de violência, a Lei Maria da Penha e sobre como procurar ajuda.

Veja o filme:

FICHA TÉCNICA VULT – ISSO É MAIS QUE UM BATOM

Agência: PROS
Anunciante: Vult
Título: Isso é mais que um Batom
Produto: Institucional
Presidente e COCEO: Daniela Graicar
COCEO: Fernanda Tchernobilsky
CCO: Adriano Abdalla
Diretora de Criação: Maria Claudia Mestriner
Planejamento: Beatriz Poiani
Redatora: Carolina Ruffeil
Head de arte: Julian Akinaga
Diretora de arte: Victoria Tofoli
Produção: Mariana Campanha, Fernanda Purchio e Alexandre Quaglio
Assistente de Arte: Thiago Aramaki
Arte Finalista: Alexandre Fukugava
Tráfego: Bruna Garcia
Diretora-executiva de Branding do Grupo Boticário: Marcela de Masi
Gerente Sênior Vult: Carolina Carrasco
Gerente Vult: Aline Melo
Analista da marca III: Renata Honda
Especialista em social: Eduardo Romano
Especialista em PR: Camila Leite Justus
Analista em PR: Yam Yunes
Analista em Branding: Victoria Pereira
Analista em social: Gabrila Pettri
Agência de PR: PROS
Diretora de PR: Alice Zeitune
Coordenadora de PR: Fernanda Blanes
Atendimento de PR: Joyce Sales

Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Letícia Medeiros e Guilherme Azem
Compositor: Guilherme Azem
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Cyro Neto, Guilherme Azem, Guilherme Faveri, Lucas Comparato
Atendimento: Ingrid Lopes e Bárbara Russiano
Coordenação: Leo Vieira, Chandra Lima, Mavi Capelasso e Débora Mello
Cantora: Mariana Nolasco

Produtora de vídeo: Ultravioleta
Diretores: Rodrigo Rebouças e Bruna Arcangelo
Produtores Executivos: Gilberto Pires (Gibinha) Carlos Guedes (Cebola)
Atendimento: Carla Onishi e Bárbara Matsuda
Roteiro: Rodrigo Rebouças
Coordenação de produção: Cadu Dantas e Giovana Ferrari
1AD: Isadora Levy
Diretora de Fotografia: Milena Seta
1º Assistente de Câmera: Bárbara Vieira de Lacerda
2º Assistente de Camera / Video Assist: Carina de Barros Fernandes
Logger (GMA): Bruna Yamatogue Giannoni
Diretora de produção: Arabi Mesquita
Produtora: Giulia Ribeiro
Produtora de Elenco: Daiana Andrade
Diretora de arte: Danielle D’Avila
Figurino: Paula Zoboli
Maquiagem 1 fase: Camila Mendes
Maquiagem 2 fase: Clara Holtz e Laura Chuairi La Laina
Produtora de Locação: Lu Lopes
Técnica de Som Direto: Juliana Alves Santana
Pesquisa Criativa: Ana Julia Santos e Alice Guedes
Pós: Space Gorilla
Produção Executiva: Ana Ourique
Coordenador de Pós Produção: Rodrigo Parente
Montagem: Natalia Farias
Finalizador: Gabriel Guedes
Assistente de Ilha: Henrique Freitas
Supervisor de VFX: Cadu Cipolla Luca
Composição: Francinaldo Lemos, Felipe Lopes e Valderino Caetano
Color Grading: Junior Xis

Tags: campanhasvult

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