A Ipiranga e o Je M’appelle Brasil fizeram história na Semana de Moda Masculina de Paris, onde apresentaram a primeira coleção cocriada entre um coletivo de moda e uma distribuidora de combustíveis. Agora, será possível conferir o resultado a partir desta sexta (30), quando as quatro peças da coleção Complètement Vira-lata estarão disponíveis para venda online ao público, após fazerem sucesso em um showroom exclusivo na capital francesa.
Cada item foi desenvolvido a partir da ideia de valorizar o conceito “vira-lata”, prestando uma homenagem à versatilidade, resiliência e capacidade de adaptação da cultura brasileira. A coleção-cápsula terá um número limitado de itens à venda, que estarão disponíveis no e-commerce da Je M’appelle Brasil, enquanto durar o estoque. É a primeira vez que as marcas nacionais Carnan, Class, Mad, Quadro Creations, Sufgang e Pace desenvolvem juntas uma coleção.
As peças de street wear que compõem a coleção são complementares e, ao mesmo tempo, versáteis: uma jaqueta matelassê que se transforma em colete; uma camiseta preta com detalhes das marcas que integram o coletivo, podendo ser usada em várias ocasiões; uma calça que vira bermuda; e um boné, acessório indispensável para garantir o estilo.
Para a diretora de Marketing da Ipiranga, Rafaella Gobara, a parceria inusitada tem total conexão com a marca. “A Ipiranga faz parte da vida dos brasileiros há mais de 86 anos. Pra chegarmos até aqui, estamos sempre inovando, fazendo algo diferente e nos reinventando. A colaboração com o Je M’appelle Brasil, ao mesmo tempo que representa a diversidade e a criatividade da nossa marca e da cultura brasileira, também nos aproxima de novos públicos. Na Ipiranga, nós temos orgulho de ser ‘vira-lata’ todos os dias, com campanhas que são a cara do país, inclusive com os vira-latas caramelo que são mascotes em nossos postos e ‘abastecem’ os consumidores de alegria”, explica Rafaella.
Durante a Semana de Moda Masculina de Paris, as peças da coleção foram expostas em uma pop-up store e foram produzidos diversos conteúdos nas redes da Ipiranga, mostrando os bastidores do trabalho, que geraram mais de seis milhões de impressões no Instagram e TikTok. Neste mês, como parte do lançamento, foi realizado um ensaio fotográfico e um fashion film em um posto Ipiranga real, na capital paulista. Além dos modelos, também participaram autênticos vira-latas caramelo: o cães-frentistas “Matuê” e “Poze”, adotados por um posto da rede no interior de São Paulo.
Segundo Carol Freitas, Diretora de Criação Associada da Mutato, agência responsável pelo projeto, “essa colaboração nos enche de orgulho pois mostra como é possível sair do óbvio sem abrir mão das verdades mais básicas da marca. Um posto de combustível é vivo, faz parte da vida nas cidades, assim como o streetwear. E em Ipiranga a gente está sempre buscando o que tem de mais Brasil de verdade, comportamentos, cultura urbana, tendências. Ressignificar e abraçar o viralatismo em uma collab de moda é ao mesmo tempo surreal, mas super genuíno, e por isso é tão poderoso”. João Selare, também Diretor de Criação Associado da agência, complementa: “Uma coleção que fortalece a máxima: o melhor do Brasil é o brasileiro mesmo. E também mostra que um posto pode ser mais que um posto quando coloca comunidades no centro de sua essência”.