A partir desta semana, o perfil do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia no Twitter ( @IPAM_Amazonia) terá a cara e a voz de uma personagem criada exclusivamente para a instituição e que trará informações relevantes sobre conservação ambiental e combate ao desmatamento e às queimadas de diferentes formas. Com o nome de Maya, a persona é parte de um novo posicionamento estratégico para engajar as pessoas na importância da Amazônia usando uma linguagem mais simples e direta, com grande foco no público jovem.
Entre as ações planejadas para marcar essa nova fase de comunicação e conexão com as pessoas, o instituto lança a campanha #ProtetoresDaAmazônia, que inclui o uso de uma solução que faz com que a experiência e a interação do público com o IPAM sejam mais customizadas e humanizadas. Após o engajamento de uma pessoa com o Tweet da campanha, é iniciada uma análise automatizada das informações públicas de seu perfil para identificar os interesses daquela pessoa. A tecnologia encontra e classifica as informações em temas específicos e, então, envia um Tweet personalizado à pessoa. Neste caso, cada pessoa receberá uma resposta revelando qual dos animais protetores da floresta ela seria, com sua respectiva descrição e uma proposta de ação – conteúdos criados pela ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó ( @alice_pataxo). É possível ser #Arara, #BotoCorDeRosa, #GaviãoReal, #Guariba ou #OnçaPintada.

“A Amazônia é uma peça importante para garantir o futuro das gerações mais jovens, e esse é um dos nossos objetivos desde que nascemos, 26 anos atrás, no Pará. A parceria entre o IPAM e o Twitter amplia esse trabalho ao valorizar a floresta, as pessoas, a cultura e a todas as demais riquezas da região”, diz o diretor-executivo do IPAM, André Guimarães.
Criada pelo time de Twitter Next, área que atua em parceria com marcas e agências para desenvolver estratégias e criar experiências com foco nas pessoas e em seus interesses, a tecnologia foi recém-lançada no Brasil. “O Twitter é fonte de informação e o lugar onde nascem movimentos em relação a diversos temas, inclusive sobre o meio ambiente. Ao criar a persona e trazer essa importante ação com nossa tecnologia, temos como objetivo levar às pessoas um conteúdo dinâmico, humanizado e direto de forma escalável, aprofundando ainda mais a conexão com o instituto, e o entendimento e engajamento em torno do tema”, comenta Thalita Duarte, estrategista de marca do Twitter Next no Brasil. Esta é a primeira vez que o Twitter Brasil cria uma “personalidade de marca” dentro da plataforma.

Para movimentar as conversas na plataforma, as hashtags da campanha ativarão emojis especiais quando Tweetadas: #ProtetoresDaAmazônia, #OnçaPintada, #Guariba, #GaviãoReal, #Arara, #BotoCorDeRosa.