Por Eduardo Fonseca
Hoje em dia é muito comum nos depararmos com pessoas utilizando dispositivos móveis. Por meio de tablets, celulares e smartphones, elas conseguem se manter conectadas para ter acesso a redes sociais, informações e diferentes tipos de ofertas.
Segundo o estudo da Compre&Confie, empresa focada em segurança digital e inteligência de mercado criada pela ClearSale, houve um aumento de 28% nas vendas online realizadas por dispositivos móveis em 2018, na comparação com o ano anterior. Ou seja, eles já possuem 43% da fatia de mercado. E a tendência é que o volume de pessoas utilizando o mobile cresça e que cada vez mais usuários recorram à tecnologia para adquirir produtos e serviços.
Embora acompanhar esse movimento seja necessário, muitas organizações ainda consideram um desafio ter que adaptar os negócios para lidar com esse novo consumidor. Entre as dificuldades, está a fala de preparo, disposição ou, até mesmo, insegurança das marcas em modernizar sua operação e transformar seu mindset. Porém, se um negócio está na internet, está arriscando ser ultrapassado e deixando de ser competitivo.
Por isso, a melhor solução é começar, agora, a melhorar a forma de se comunicar com o cliente. Afinal, de acordo com a pesquisa do Google Getting Things Done on Mobile, mais de 40% dos usuários de dispositivos móveis que preferem fazer toda a sua jornada de consumo, da pesquisa à compra, por meio do mobile, buscando sempre por uma navegação rápida.
Segundo o estudo The State of Online Retail Performance, um segundo a mais no tempo de carregamento da página influencia diretamente as conversões mobile em até 20%. Por isso, é imprescindível que o seu negócio esteja apto a entregar uma plataforma ágil. Para te ajudar com essa questão, separamos algumas dicas para colocar a sua empresa na palma da mão do público-alvo, confira!
Defina os objetivos da empresa – Se não tiver bem claro o que a sua marca busca, é praticamente impossível definir estratégias mobile com as mesmas chances de sucesso. Dessa maneira, saber quais são os interesses da equipe, qual público que a sua organização quer alcançar e o que é preciso fazer para conquistar esse propósito, é essencial.
Selecione ambiente móvel ideal – Há muitas alternativas para se inserir no universo mobile como, aplicativos, site e-commerce, um blog informativo, entre outros. Para escolher o melhor caminho, é preciso entender qual mais condiz com objetivos do negócio, para só então investir os recursos na ferramenta certa.
Invista nas redes sociais – As mídias são um ótimo canal para interagir com esse novo público. Por meio delas, é possível estudar seus consumidores, descobrir o que eles realmente procuram saber como está sendo a experiência após realizarem uma compra.
O que podemos concluir é que melhorar o envolvimento com o cliente online não é um bicho de sete cabeças. Só é necessário acompanhar essa etapa da evolução, implementar a tecnologia para ajudar nos processos e melhorar a comunicação, para conseguir conquistar clientes por meios digitais. O processo é lento e envolve dedicação diária, mas o retorno é muito positivo.
*Eduardo Fonseca é CMO da DIWE, primeira agência de profound marketing do país. Criada a partir da fusão das marcas WCK, pioneira em inbound marketing no Brasil, e a Next Idea, foca em digital strategy, a empresa aplica em todas as suas propostas a premissa de estar presente no dia a dia dos clientes, entender sua realidade e propor ações autênticas, passando por um intenso processo de questionamento de escopos moldados a antigos padrões de mercado.