Marcada por peculiaridades, como a realização no fim do ano e ser a primeira em um país do Oriente Médio, a Copa do Mundo 2022 traz novas perspectivas para o mercado publicitário. De olho nesse cenário, a Publiset, especializada em mídia off-line, e a Tunad, startup que criou a única plataforma de moment marketing da América Latina, se uniram para oferecer monitoramento, sincronização e análise de campanhas off-line e on-line, em tempo real, de acordo com o andamento de cada um dos 56 jogos.
Uma das possibilidades será a consolidação de estratégias com o moment marketing, que utiliza inteligência artificial para ativar campanhas on-line quando acontecem momentos relevantes no dia. Com uso de IA, campanhas personalizadas podem ser trabalhadas em diferentes momentos dos jogos, aproveitando a emoção gerada a cada gol, pênalti, intervalo, entre outros, e assim conectar as marcas aos consumidores, com mais intensidade e foco.
Para Cesar Sponchiado, CEO da Tunad: “A personalização é um dos pilares mais relevantes para o sucesso de uma campanha, assim como a sincronização dos formatos on-line e off-line. Ambas as mídias compõem um universo único, em que qualquer canal pode ser decisivo para o contato com os consumidores, e a sincronização permite priorizar a ocasião mais favorável para otimizar resultados”.
“Juntando nosso know-how com a tecnologia da Tunad, podemos potencializar, em média, 85% da performance e otimizar em 25% os planos de mídia focados no evento”, diz Adriano Daldegan, sócio e head de atendimento da Publiset.
Além disso, a plataforma da Tunad também mede o retorno e os resultados dos investimentos em patrocínios, merchandising e anúncios de rádio e TV. Os anunciantes poderão acompanhar esse retorno com métricas como o lift (crescimento instantâneo de uma métrica) e o ROI, vendo o efeito do interesse pela marca, além do aumento de pageviews, usuários e metas de negócio.
De acordo com estimativas de mercado, os valores investidos em patrocínio na TV, ligados à Copa do Mundo, já superam R$ 1 bilhão e estão previstos mais de R$ 2,8 bilhões. “É preciso medir e otimizar o retorno desse investimento. Acredito que não exista melhor momento para o moment marketing se provar”, afirma Ricardo Monteiro, COO & CSO da Tunad.