Por Reinaldo Nogueira, Diretor Executivo do IBEVAR
O entendimento de que o Varejo é uma forma de Entender para Atender faz parte da dinâmica diária de funcionamento deste modelo. Entender o consumidor para atender às suas necessidades, através das melhores soluções e os melhores produtos, passa a fazer parte do desafio cotidiano varejista, agora adicionando as melhores tecnologias ágeis.
A partir desta visão inicial de um dos papéis do Varejo no mercado, a compreensão estruturada de como a empresa se configura internamente passa a fazer todo sentido. A vontade quase inesgotável de entregar para o mercado a melhor solução, deverá passar por processos inteligentes e ágeis e esta é a nova configuração que se espera de uma organização voltada ao varejo e com foco no consumidor.
A inteligência competitiva abre espaço a partir deste ponto. No entendimento geral, a inteligência competitiva passa pelas melhores práticas de uso dos recursos internos da empresa, que aqui são representados por pessoas, processos que deverão gerar produtos, além da tecnologia de dados.
Nos processos em específico, o que se espera é a geração de um fluxo inteligente e que permita uma resposta ágil e rápida às perguntas de negócio. De forma clara, um processo inteligente pode receber o nome de regras de negócio. Exatamente estas regras de negócio deverão apoiar a empresa a responder de forma organizada e concisa às perguntas de negócio que o mercado apresenta no dia a dia.
Neste cenário, o que vimos até agora:
- Inteligência Competitiva
- Melhores Práticas
- Perguntas de Negócio
- Regras de Negócio
- Resposta Ágil
Neste cardápio, o que se percebe é uma necessidade de organização simples e rápida para que os desejos do mercado (Perguntas de Negócios) possam ser compreendidos utilizando os melhores recursos da empresa (Inteligência Competitiva).
O destaque aqui está na inclusão do conceito Ágil. Este conceito vem sendo bem difundido em momentos recentes, trazendo à tona uma necessidade específica de mercado: Errar Rápido e Acertar Rápido.
Isso mesmo! Imagine o seu negócio no segmento de Varejo Entendendo para Atender o mais rápido possível e com o complemento da agilidade tecnológica em suas respostas às perguntas de negócio.
O resultado? O seu Consumidor, sim aquele com C maiúsculo, se sentirá muito mais próximo a você, crescendo esta aproximação dia a dia. Esta intimidade profissional deverá gerar resultados imediatos e que poderão ser medidos e analisados para futuros entendimentos – não menos próximos do que os anteriores. Entra aqui a análise de dados dos comportamentos de consumo, gerando também uma resposta ágil e eficaz.
Neste caminho que construímos juntos até este momento, você percebeu que vários conceitos foram incluídos e que antes dispersos em algum momento da construção da história da empresa, agora se apresentam integrados para que possam representar os interesses mútuos dos varejistas e consumidores.
Ainda vale a referência de que o termo Vantagem Competitiva reside do outro lado da Inteligência Competitiva. Tudo o que produzimos até agora, representa a melhor forma de possuir métodos e inteligência interna no modelo Ágil, que na essência deverá gerar uma alquimia, transformando-se em Vantagem Competitiva – que será percebida pelo Consumidor.
Conhecer o seu Consumidor, utilizar as melhores tecnologias para este fim, entregar o melhor produto e serviço, e ainda ser percebido (via Vantagem Competitiva) pelo mercado e ganhar escala; fará com que o seu negócio se desenvolva dentro de uma estrutura sustentável de crescimento ágil.
*Por Reinaldo Nogueira, Diretor Executivo do IBEVAR