A Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance
corporativa em redes sociais, revela em novo estudo que pela primeira vez o Instagram superou o número de usuários do Facebook.
O total de
interações no Instagram foi ainda quase 20 vezes maior do que no
Facebook. Conclusões do novo relatório Social Media Trends Report Q4
2019 da Socialbakers foram feitas com base nos 50 maiores perfis de
marcas do mundo.
“A escrita está na parede já há algum tempo, mas agora é oficial. Quando se
trata dos 50 maiores perfis de marcas, o Instagram tem um público maior que o Facebook”, afirma Yuval Ben-Itzhak, CEO da
Socialbakers.
No Brasil, os
principais perfis de grandes marcas estão dividindo seu conteúdo
entre o Facebook e o Instagram, mas estão vendo significativamente mais
interações no Instagram. Já o tamanho da audiência para esses
perfis permanece menor que no Facebook.
As principais
marcas publicaram mais postagens no Facebook, mas o engajamento
nessas postagens não atingiram os números alcançados no Instagram. O
estudo foi feito com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e
no Brasil, entre outubro e dezembro de 2019.
Por aqui, no Instagram, a Netflix Brasil que possui 16,8 milhões de seguidores foi
ainda a marca com maior engajamento nessa rede social com 20 milhões de interações com só 122 postagens.
Outras marcas que se destacaram no Instagram foram Lojas Americanas, com 18,5
milhões de interações em 1882 postagens, Hotel Urbano, com 12,8 milhões de interações e 1915 postagens, Grão de Gente, com 4,5
milhões de interações em 807 postagens, e Arezzo, com 3,5 milhões de interações em 289 postagens.
Já no Facebook, com 12,8 milhões de seguidores, o Hotel Urbano foi a marca com
maior engajamento nessa rede social, superando a marca de 10,4 milhões de interações com 2507 postagens.
Outras marcas
que se destacaram no Facebook foram Salon Line, com 4,4 milhões de
interações com 181 postagens, Havan, com 3,8 milhões de interações em
533 postagens, Netflix, com 3,5 milhões de interações em 195
postagens, e To de cacho, com 3,4 milhões de interações e 163 postagens.
O estudo
revelou ainda que apesar das tentativas de atrair consumidores durante a
temporada de festas, as interações relativas das postagens no Instagram e
no Facebook foram menores no quarto trimestres de 2019 do que no
ano anterior.
Indicando que as marcas precisam ser mais inteligentes sobre o conteúdo que
publicam e se concentrar no conteúdo de alta qualidade em volumes menores para aumentar o envolvimento.
Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início
do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.