Para maximizar a produtividade e ter mais fluidez, marca migrou para um galpão de 10 mil m2 em Embu das Artes (SP)
São Paulo, setembro de 2021 – A Inoar Cosméticos, indústria brasileira de capital 100% nacional, acaba de adquirir a marca Banho a Banho, criada pela J&J e atualmente pertencente a Cellera, que detinha as marcas “BANHO A BANHO”, “BANHO A BANHO ADVENTURE” e SHOWER TO SHOWER”, e agora passam a integrar o portfólio da Inoar. Com um investimento de R$ 12 milhões na nova linha, a indústria de cosméticos espera conquistar novos espaços de gôndola dentro das lojas (farmácias, supermercados, perfumarias), gerando maior visibilidade da marca para os consumidores, e maximizando resultados no e-commerce, tanto no Brasil quanto no exterior. Além de manter o desempenho do seu canal online de vendas que quadruplicou durante a pandemia.
“Nossa estratégia para o ano de 2021 é aumentar a participação na área de vendas onde ainda não estamos presentes – produtos de higiene: desodorante, sabonetes líquidos, sabonete íntimo, talco, e fortalecer nossa marca no exterior que deve acontecer com a entrada de Banho a Banho. Para isso, a linha sofrerá uma transformação em relação ao que está hoje, voltando ao seu primeiro visual. Ou seja, a Inoar buscou relembrar os produtos dos anos 80/90, e trará em seu lançamento: Desodorante em aerosol, spray, creme e roll on; Talco, Sabonete íntimo, Sabonete líquido, Óleo Corporal, Hidratante. Outros produtos serão lançados em uma próxima etapa, como por exemplo uma linha infantil vegana”, afirma Inocência Manoel, sócia-fundadora da Inoar Cosméticos.
A nova linha Banho a Banho, como todos os produtos Inoar Cosméticos, será 100% vegana, sem ingredientes de origem animal e sem testes em animais. As fórmulas foram renovadas com o que há de mais atual e seguro em termos de cuidado de higiene pessoal. A tecnologia de ponta da marca brasileira passa a integrar um produto considerado “vintage”.
Crescimento na Pandemia
A linha Banho a Banho Inoar não é a única novidade da indústria nesse período de pandemia. Assim como muitas empresas, a marca se reinventou. Segundo Alexandre Nascimento Manoel Aroza, sócio-fundador da Inoar Cosméticos, um dos pilares da estratégia da companhia é a agilidade nos lançamentos.
Além de abrir novas categorias dentro do PDV e conquistar mais espaço nas gôndolas, para aumentar sua competitividade e agilidade no mercado, a marca também investiu no espaço logístico ao mudar de um local de 3 mil m2 para um galpão em Embu das Artes (SP) com mais de 10 mil m2, que trouxe muito mais fluidez e melhor produtividade no dia a dia. Com um número maior de máquinas entre empilhadeiras e transpaleteiras, amplo espaço para separação, conferência e expedição de pedidos.
“A nova estrutura permitiu muito mais agilidade no processo de carregamento e entrega de pedidos e, graças a isso, triplicamos nossa área de montagem de kits e rotulagem, fazendo com que a espera pelo kit montado diminuísse em mais de 95%. Também conseguimos abastecer 20 caminhões de uma só vez ao invés de 3. Isso também impactará nas nossas exportações, que fazem parte do nosso plano estratégico”, reforça Alexandre Nascimento Manoel Aroza, da Inoar, marca presente em mais de 45 países, em todos os continentes.
Atender a demanda emergencial do mercado, em 2020, ao criar e produzir o álcool em gel, envasado em garrafas pet de água Minalba, e em spray da Inoar, também ajudaram a companhia nesse crescimento. “Estabelecemos algumas parcerias e focamos a produção nas linhas clássicas. Entendemos as mudanças do mercado e começamos 2021 com lançamentos: linha Mais Amor, Menos Sódio, com novas tendências que vieram para ficar, a linha Botanic, Rejutherapy, CicatriFios Loiro Perfeito, Água Milagrosa. E, neste ano ainda, lançaremos uma linha de suplementos alimentares para fortalecimento de cabelo, pele e unha. Também fizemos parcerias como a com a marca Cadence no início do ano, com foco em cross selling envolvendo produtos Inoar e secadores Cadence, que foram fundamentais para atravessar a fase. Quando as marcas se ajudam e unem forças, aumentam vendas e ganham visibilidade em um momento em que é necessário buscar soluções”, explica.
Estoques ajustados para estarem em sintonia com as demandas atuais, atuação em novas frentes, com inovação, transformação digital e novos produtos, foram alguns passos para que a Inoar se mantivesse competitiva no mercado. “Claro que foi necessário encurtar os gastos, preservar o caixa, manter o foco na área comercial e um conjunto de fatores de coragem, audácia e enfrentamento, para seguirmos fortes. Por isso, precisamos destacar o perfil inovador da empresa porque, mesmo com lojas fechadas, o nosso Centro de Pesquisa e Inovação nunca parou”, complementa Inocência Manoel.