Segundo dados do E-bit, a Black Friday, que este ano acontecerá no dia 23 de novembro, promete crescer 15% em cima do faturamento de R$ 2,1 bilhões gerado nas lojas virtuais do todo o país.
Esse número foi o resultado de uma movimentação 15 vezes maior nas lojas virtuais do que em um dia comum. E nesse cenário, cada segundo conta, contra ou a favor.Um estudo do Google apontaque sites que ficam fora do ar na Black Friday causam prejuízo de R$ 1,5 milhão por hora. No ano passado,cerca de 370 mil pessoas compraram on-line neste dia.
“Não são só os e-commerces que devem se preparar para a Black Friday, mas também os meios de pagamento, bancos, bandeiras e benefícios devem estar com seus ambientes prontos para o grande dia”,afirma Oscar Nogueira Neto, CTO (Chief Technology Officer) da Inmetrics – empresa de otimização de plataformas digitais e também especialista no ecossistema de negócio da Black Friday.
Segundo o executivo, é necessário ser feito um trabalho de planejamento de capacidade prévia para garantir que a plataforma atual suporte, no mínimo, a quantidade de visitantes do ano passado mais o crescimento esperado pelo time de marketing.
“Oferecer aos clientes dos nossos clientes a melhor experiência de compra para obter resultados incríveis. Esse é o objetivo da Inmetrics, que deixa as aplicações prontas para o grande dia, utilizando serviços de teste de estresse, gerenciamento de serviços na nuvem, avaliação de desempenho com visualização dos indicadores de negócio, tudo em tempo real”, ressalta o CTO.
A Inmetrics indica cinco ações de TI fundamentais para que todo o ecossistema que envolve a Black Friday tenha sucesso:
Realize testes de estresse e avaliações de desempenho constantemente:
Faça teste de estresse nas aplicações e realize avaliações periodicamente, afinal, mudanças nas aplicações podem ser feitas, seja na implementação de novos recursos ou na alteração de funcionalidades, explica Luciano Neucamp, Tech Lead na Inmetrics.
Tenha uma infraestrutura escalável:
É preciso ter uma infraestrutura que seja escalável automaticamente, sob demanda ou dimensionada previamente para atender o volume de transações, explica o CTO da Inmetrics. “Esse autoscale pode ser conseguido tanto em arquiteturas on cloud quanto onpremises.”
Garanta a distribuição do tráfego e evite sobrecarga nos servidores com o balanceamento de carga:
Isso é possível com o uso de CDN (Content Delivery Network) para conteúdos estáticos. Criar uma aplicação leve com baixo footprint. Além de trabalhar com uma arquitetura de serviços, onde o payload é menor (mobile apps e PWA).
Tenha uma equipe de suporte em tempo integral no dia 23 de novembro:
“Acompanhamento 24×7 é sempre recomendado”, afirma Nogueira, especialmente para lidar com problemas de infraestrutura física, como links de telecom que podem ficar sobrecarregados; desabilitar rotinas que possam estar concorrendo com o acesso dos usuários e forçar o roteamento de transações entre os diferentes datacenters.
Adote o “freezing” em sua plataforma na semana que antecede a Black Friday:
Congelar (freeze) todas as mudanças é essencial, uma vez que cada nova adaptação requer uma nova bateria de testes e correções. Isso pode colocar em risco a disponibilidade da aplicação.
Sobre a Inmetrics
Fundada no Brasil em 2002, a Inmetrics é uma empresa especializada em otimização de plataformas de negócios digitais para a construção de resultados robustos. Em um cenário de clientes digitais cada vez mais exigentes, a Inmetrics entende que ter plataformas tecnológicas de negócio otimizadas é fundamental para vencer na era digital.
Para melhorar continuamente a experiência de seus clientes, conta com um time multidisciplinar que faz da sua busca por resultados uma obstinação diária. Sempre por perto, flexível para entender as demandas, veloz para entregá-las e apaixonados por tecnologia e eficiência.
Nascida de uma startup, está dividida em cinco grandes áreas de atuação:
Analytics and Machine Learning: soluções de engenharia de dados, arquitetura da informação e criação de modelos matemáticos, estatísticos e redes neurais para decisões de negócio orientadas a dados e a resultados.
Lean-Agile Management otimização de processos de TI por meio de técnicas de Lean e Agile para um processo de TI mais enxuto, proporcionando redução de custos e desperdícios;
Application Testing: execução de testes funcionais, não funcionais e de segurança de forma automatizada e integrada ao pipeline de entrega. Realização de testes em aparelhos móveis usando diversos device farms. Crowd testing;
Application Performace Management: otimização e revisão de arquiteturas de plataformas digitais, troubleshooting, testes de estresse e planejamento de capacidade para melhorar a experiência dos clientes, reduzindo indisponibilidades mesmo com aumento de transações;
Hybrid Infrastructure Managed Services: Cloud, naked architecture, cloud migration e cloud management, capacity planning, cost management, complex hybrid infrastructure management, infra-as-code e ambiente self-healing para redução de custos com infraestrutura.
Com mais de 900 funcionários, a Inmetrics está sediada em Barueri (SP) e possui escritórios em São Paulo (SP), operação no Rio de Janeiro e presença internacional em Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). Possui atuação em diversos segmentos como bancos, meios de pagamento, telecom, seguradoras, benefícios, entre outros.
Para saber mais, acesse http://www.inmetrics.com.br