A campanha da Inglaterra na Copa do Mundo da Rússia levou de volta aos britânicos o orgulho de serem os inventores do melhor esporte do mundo: o futebol. Apesar da derrota na penúltima partida na busca pelo título, a televisão inglesa teve muitos motivos para comemorar.
A audiência do jogo da semifinal chegou a 78,1% das televisões ligadas no país, representando aproximadamente 26,6 milhões de pessoas. Foi a maior audiência registrada no país desde a Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Londres, em 2012, que teve 27,4 milhões de espectadores.
O English Team não começou empolgando, e venceu a Tunísia apenas por 2 a 1 com um gol no fim da partida. A melhora do desempenho ao longo da competição fez com que a audiência crescesse gradativamente no decorrer dos jogos.
Os ingleses estavam desconfiados por conta das duas últimas campanhas: eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo no Brasil em 2014 pela Costa Rica e eliminado pela surpresa Islândia, de virada, na Eurocopa de 2016, na França.
Em 2018, a vitória por 6 a 1 sobre o Panamá (que até agora é a maior goleada desta Copa), alavancou o interesse dos britânicos pelo time de Gareth Southgate. Inclusive a música “It’s coming home” (Está vindo para casa) virou febre dos torcedores ingleses, que se referiam ao futebol, algo como “o futebol está voltando para casa”.
A Inglaterra foi derrotada na semifinal da Copa pela Croácia, por 2 a 1, na prorrogação, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal. Com isso, a última partida da seleção inglesa acontece neste sábado, dia 14, às 11h, contra a Bélgica, na disputa de terceiro lugar.