A
Infobip, uma das maiores plataformas próprias de
mensageria e comunicação do mundo, criou bot de interação para a
Unilever, com intuito de apoiar a campanha de lançamento do novo
sabão para lavar roupas Comfort, que foi idealizada pela agência de
publicidade F.biz.
A campanha consistiu na confecção e distribuição
de lambe-lambes e peças OOH (out-of-home),
que de modo
interativo e lúdico das mensagens “prometiam trazer a roupa amada de
volta”. Nos cartazes, havia um número de telefone por meio do qual o
usuário poderia interagir via WhatsApp com a MadameBOT – o chatbot
criado pela Infobip para a iniciativa.
“Comfort é a marca que inaugurou a categoria de
amaciantes no Brasil, e pela primeira vez na história do produto íamos
fazer uma extensão de linha, levando Comfort para uma nova
categoria de lava-roupas”, explica Mariana Gonçalo, gerente de
Amaciantes da Unilever no Brasil. “Era uma mudança tão drástica que
precisávamos de uma campanha que fosse igualmente disruptiva no
mercado.”
Durante o processo de criação da campanha, a F.biz
sugeriu os lambe-lambes de poste como item central da ação. “Os
lambe-lambes foram uma provocação para trazer a conversa para o bot,
onde toda a interação com o consumidor acontecia. Em poucas horas de
ação, trocamos milhares de mensagens com as pessoas, que conheceram
o novo produto Comfort e adoraram a novidade da marca”, diz Fernanda
Fontes, diretora de Conteúdo da F.biz.
A ideia deu muito certo e atraiu consumidores.
A Unilever esperava – baseada em cases
similares – contatar cerca de 600 pessoas no primeiro e único dia de campanha. E os resultados surpreenderam: em poucas horas de ação, cerca de 6.300 usuários únicos foram
contatados no WhatsApp, com mais de 145 mil mensagens trocadas.
A parte mais desafiadora do projeto foi o
desenvolvimento e suporte da MadameBOT. Nesse aspecto, o apoio da
Infobip foi determinante. “Quando colocamos a campanha no ar, a Infobip
estava ali em tempo real, acompanhando tudo que estava acontecendo com o
bot”, afirma Mariana. “Tivemos de fazer uma alteração no roteiro
do bot no meio do dia, de modo que a Infobip fez isso de forma
super-rápida, sem causar nenhum impacto nas interações com os
consumidores.”
A campanha foi considerada um sucesso, e a marca
decidiu estender o prazo de funcionamento da MadameBOT. “O engajamento
estava tão alto e positivo, que vimos o potencial de divertir e
causar um ótimo impacto com mais pessoas”, comenta a executiva da
Unilever. “A Infobip trouxe o resultado esperado e levou Comfort para a
boca do povo.”
Para Alexandra Lima, gerente de Vendas da Infobip, a
campanha da Unilever e da F.biz comprova o potencial do WhatsApp como
ferramenta de comunicação corporativa. “É um canal de comunicação
que está presente em 98% dos smartphones brasileiros. Por isso, o
WhatsApp tem alcance enorme. A viralização da campanha de Comfort é
prova disso. É muito gratificante saber que apoiamos uma grande marca no
lançamento de um produto de forma tão disruptiva.”