Recentemente, uma influenciadora digital viralizou nas redes sociais após fazer comentários negativos sobre os produtos de uma marca famosa de cosméticos. Esse episódio é mais um exemplo do importante debate sobre os impactos e responsabilidades das opiniões dos influenciadores digitais.Isabela Soller, CEO do Grupo Soller, empresa especialista em marketing de influência, compartilha sua perspectiva sobre o assunto.
“Quando um influenciador viraliza criticando um produto ou marca, isso pode ser prejudicial não só para a imagem da marca, mas também para a do próprio influenciador, tudo depende da forma que as questões são abordadas”, explica Isabela Soller. “As marcas investem tempo e recursos para construir sua reputação e uma crítica negativa pode abalar a confiança dos consumidores, criadores e todos os envolvidos na cadeia de produção e venda.”
Isabela ressalta, no entanto, a importância da autenticidade nas redes sociais. “Os influenciadores precisam ser verdadeiros e autênticos. Seus seguidores confiam em suas opiniões sinceras. No entanto, é possível fazer isso de uma maneira que não seja destrutiva para a marca.”
Para manter um equilíbrio saudável entre a honestidade e a responsabilidade, Isabela Soller oferece algumas dicas para influenciadores que desejam fazer críticas relevantes sem ofender:
1. Seja Construtivo: Ao invés de simplesmente apontar defeitos, sugira melhorias. “Dê feedback construtivo que a marca possa usar para aprimorar seus produtos,” recomenda Isabela.
2. Foque na Experiência Pessoal: Relate sua experiência sem generalizar. “Dizer ‘eu não gostei por causa disso’ é diferente de afirmar ‘esse produto é ruim’. A experiência pode variar de pessoa para pessoa,” explica.
3. Seja Respeitoso: Use uma linguagem respeitosa e evite ataques pessoais. “Lembre-se de que há pessoas trabalhando por trás da marca que podem se sentir desrespeitadas por comentários ofensivos,” diz Isabela.
4. Ofereça Soluções: Se possível, apresente alternativas ou soluções. “Isso mostra que você não está apenas criticando, mas também ajudando seus seguidores a encontrar algo que funcione melhor para eles,” sugere a CEO.
5. Transparência é Fundamental: Deixe claro se você tem algum conflito de interesse. “Se você recebeu o produto de graça ou foi pago para falar dele, seus seguidores têm o direito de saber,” finaliza Isabela Soller.
Assim, ao fazer críticas de maneira responsável e respeitosa, os influenciadores podem manter sua autenticidade e confiança com seus seguidores, ao mesmo tempo em que evitam danos desnecessários a imagem das marcas.