Pela primeira vez em mais de 60 anos, as marcas Brastemp e Consul, ambas parte do portfólio da Whirlpool, se unem em campanha juntas para trazer mais leveza aos consumidores, especialmente frente ao cenário de 2020. Juntas, as duas marcas estão presentes na maioria dos lares brasileiros, e trazem para suas campanhas da Black Friday os humoristas – e amigos – Paulo Gustavo, à frente de Consul, e Mônica Martelli como representante de Brastemp, reforçando os atributos de cada uma das marcas.
Paulo Gustavo, embaixador oficial da marca Consul, traz para os seguidores a série de vídeos “Pensando bem com Paulo Gustavo”. Criada a partir do que se passa dentro do imaginário criativo do ator, a série mostra que quando incentivado pela marca o humorista sempre traz um olhar inusitado para os dilemas do dia a dia. Os conteúdos, sempre bem-humorados, reforçam que ainda em um cenário no qual um pensamento leva a outro que leva a outro ainda, a Consul é a solução bem pensada para sua casa, reforçando a assinatura “Bem Pensado” da marca.
Já a apresentadora e atriz, Mônica Martelli, mostra situações divertidas, especialmente durante a Black Friday, data conhecida por sobrecarregar os consumidores com promoções – muitas vezes até confusas. A humorista brinca com esse cenário de escolhas e ressalta a importância de ter certeza na hora da compra. As brincadeiras, realizadas a convite da Brastemp para reforço da assinatura “Sem Dúvida, Brastemp”, trazem para os consumidores uma única certeza: a escolha da marca quando o assunto é eletrodoméstico.
A campanha ganhou ainda uma brincadeira ao vivo com uma discussão bem-humorada entre os amigos. Indignado com a nova campanha da amiga, Paulo Gustavo anunciou a insatisfação – de brincadeira, claro – em suas redes sociais. A atriz então foi tirar satisfações ao vivo e, após um dia afastados, os atores fizeram as pazes e trocaram presentes, cada um ainda defendendo sua marca.
Para Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool, “a estratégia de unir as duas marcas, na mesma campanha e trazer talentos brasileiros que se conhecem e se conectam mostram, além do ineditismo da união das marcas, a veracidade da campanha cujo objetivo é gerar um tom de descontração e entretenimento para nossos consumidores, especialmente, nesse momento de isolamento social”, afirma.
“Estamos ousando, pela primeira vez, com as duas marcas mais consolidadas do mercado de eletrodomésticos, pois acreditamos que apenas as marcas que ousam junto com o consumidor são capazes de inovar e engajar”, completa a executiva.
Criada pela agência FCB Brasil, a campanha trouxe de forma leve e divertida não apenas os atributos das marcas e as características de seus representantes, mas também todos os descontos que a Black Friday traz consigo.
“Nosso foco é conversar com as pessoas, criar entretenimento e pensamos que seria divertido ver dois grandes amigos trabalhando para marcas concorrentes falando abertamente sobre esta disputa. Foi um trabalho inédito de Brandcast e a primeira vez que duas marcas concorrentes se uniram numa ação de Black Friday. Então, ao lado da Brastemp e da Consul perguntamos ‘porque não?’”- conta Anna Martha ECD da FCB Brasil.
De forma inovadora, tanto a Brastemp quanto a Consul, trouxeram ofertas surpresa para os consumidores ao longo de todo o mês de novembro. Para a data, o site da Brastemp contará com descontos especiais de até R$1.800 em produtos selecionados e 10% off em produtos comprados à vista. Já no site de Consul, o Plantão de Ofertas ganhará uma versão exclusiva para a Black Friday e os descontos chegam até 35% do valor do produto.
Além disso, para todos os outros sites e lojas físicas que venderem produtos Brastemp ou Consul, as marcas estão disponibilizando cashbacks para os consumidores que comprarem e acessarem os sites das promoções nesta Black Friday. Para Brastemp, os cashbacks podem chegar até R$500 reais em promocoesbrastemp.com.br e para Consul os descontos em conta corrente chegam a R$350 no site bempensadoconsul.com.br

Ficha Técnica Consul
Agência: FCB Brasil
Cliente: WHIRLPOOL
Produto: Consul
Título: Pensando Bem, Pensou Consul.
Estratégia, criação e produção: FCB Brasil,
Amanda Fonseca, Ana Paula Mancini, Anna Martha, Bibiana Saldanha, Bruna Rodriguez, Camila Galdêncio, Cris Omura, Daniela Fonseca, Eduardo Henne, Elton Longhi, Eric Zanelli, Fabio Freitas, Fábio Simões, Fabricio Soares, Fernanda Geraldini, Fernando Rihan, Henrique Aquino, João Albertini, Julia Cortizo, Leticia Hengles, Luana Lima, Lucia Abreu, Luiz Eduardo Doria, Luiz Miller, Monica Alves, Murillo Moreti, Renata Davila, Renata Reigota, Ricardo John, Rodrigo Resende, Thiago Iusim, Thomás Paiva.
Produtora de imagem: Delicatessen Filmes
Direção: Fernando Nobre
Direção de Fotografia: Bruno Zotto
Assistente de Direção: Andrea Marchesi
Direção de Arte: Nathalia Siqueira
Produtor Executivo: Luciana Mattar
Coordenadora Executiva: Tathiana Pires
Coordenação de produção: Grayce Felix e Felipe Cavassin
Line Producer: Ana Chrysostomo e Rafael de Paula
Finalização: .PST VFX
Coordenador de pós produção: André Serra
Assistente coord. Pós produção: Natália Herrera e Bruna Veber
Assistente pós produção: Danilo ferreira
Assistente de Ilha: William Maxwelli
Finalizador: André Maluly
Motion: Pedro Gebara
Composição: Carlos Eduardo Cipolla / Francinaldo Lemos
Montador: Alexandre Boechat
Diretor de Arte: Luciano Lincoln
Direção de Arte: Rafael Monzillo
Ilustrador: Sergio Bergocce
Produtora de som: Punch
Produtor: Mariano Alvarez
Criação Músical: Mariano Alvarez e Tony Berchmans,
Atendimento: Lili D. Aragoni
Sound Design e Mixagem: Gustavo Guanaes e Fernando Martinez.
Coordenação de Som: Letícia Nunes e Juliana Pontes
Aprovação do cliente: Allyne Magnoli, Thiago Iki De Santis, Shadê Raizler, José Luiz de Andrade
Ficha Técnica Brastemp
Agência: FCB Brasil
Cliente: WHIRLPOOL
Produto: Brastemp
Título: Com tantas opções, como é bom ter certeza.
Estratégia, criação e produção: FCB Brasil,
Amanda Fonseca, Ana Paula Mancini, André Mezzomo, Anna Martha, Bibiana Saldanha, Bruna Rodriguez, Camila Galdêncio, Cris Omura, Daniela Fonseca, David Romanetto, Denis Scorsato, Eduardo Henne, Elton Longhi, Eric Zanelli, Fabio Freitas, Fábio Simões, Fernanda Geraldini, Henrique Aquino, João Albertini, Julia Theodoro, Kayran Moroni, Leticia Hengles, Lucia Abreu, Luiz Eduardo Doria, Monica Alves, Pedro Lazzuri, Renata Davila, Renata Reigota, Ricardo John, Rodrigo Resende, Thales Campos, Thiago Iusim.
Produtora: Dogs Can Fly
Direção: Julia Cruz
Produtor executivo: Thiago Balma
Gerentes de projeto: Rebecca Kelch e Rafael Azevedo
Assistente de projeto: Alexsandra Laura
Coordenadoras de produção: Samira Smidi e Rafaela Muniz
Coordenador de pós produção: Rodrigo Parente
Motion Designer: Fabio Meira
Finalizador: Luiz Bicudo
Color Grading: Psycho’n look
Montadores: Bruna Abubakir e Sergio Dinis
Produtora de áudio: Shuffle Audio
Atendimento: Marina Leite
Produção musical: Henrique Ruiz Nicolau
maestro: Henrique Ruiz Nicolau, Luiz Fernando Vital e Chico Castellano
Aprovação do cliente: Andrea Salgueiro, Gustavo Ambar, Allyne Magnoli, Thiago Iki, Juliana Cereto, Fabrizio Scordamaglio