Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Flamengo, Fortaleza, São Paulo e Paraná, clubes que mais cresceram no período e que juntos correspondem a mais da metade (52%) do total de novos inscritos nas contas de mídias sociais dos clubes brasileiros em junho.
O Flamengo foi o clube que mais somou novos inscritos no último mês. O rubro negro agregou 197 mil inscritos em suas contas oficiais, aumentando assim a diferença para o vice-líder Corinthians.
Atualmente cerca de 230 mil inscritos separam cariocas e paulistas. O Flamengo também apresentou o maior volume de crescimento no Twitter, no Instagram e no YouTube. Neste último, a adição de mais de 70 mil inscritos levou o clube a atingir mais de 1 milhão de inscritos, uma marca inédita entre os clubes analisados.
O Fortaleza obteve a segunda maior evolução absoluta no período entre todos os clubes brasileiros. O atual líder da Série B do Campeonato Brasileiro registrou crescimento de 63,5 mil seguidores, impulsionado, principalmente, pelo Facebook (47,8 mil), o que corresponde a 75% do crescimento total. O clube liderou o crescimento no Facebook nos últimos 30 dias.
O São Paulo foi o terceiro clube que mais cresceu no combinado das quatro plataformas em junho. Com mais de 53 mil novos inscritos, o tricolor paulista esteve entre os três maiores crescimentos entre Twitter, Instagram e YouTube. Sua conta no Instagram foi a principal responsável pelo crescimento, com 62% de todos os novos inscritos são-paulinos.
Outro destaque é o efeito causado pela Copa do Mundo no ritmo de crescimento das redes sociais dos clubes. Com a paralisação dos jogos da Série A e a atenção voltada ao Mundial, o crescimento dos 10 maiores clubes foi quase 20% inferior nos últimos 3 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Confira abaixo o levantamento atual: