Motivado pelo mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, o “Setembro Dourado”, e pelo Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma (18/09), o Hospital do GRAACC, referência no tratamento de casos de alta complexidade do câncer infantojuvenil, acaba de lançar a campanha “Um Flash Salva”. Criada pela Ogilvy Brasil, o objetivo é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce para as chances de cura do câncer infantojuvenil e ressaltar que pode ser feito de maneira rápida, no caso do retinoblastoma, como um flash.
O diagnóstico precoce é imprescindível em qualquer tipo de câncer, pois quanto mais cedo for descoberto maiores são as chances de cura. No caso do retinoblastoma, em mais de 60% dos casos, o tumor pode causar leucocoria, que é um reflexo anormal da pupila quando exposta à luz conhecido como ‘reflexo do olho de gato’. É perceptível em fotos com flash por meio de um brilho branco diferente no olho da criança.
“A Ogilvy Brasil encontrou um caminho bem objetivo para mostrar aos pais e cuidadores que uma alteração nos olhos de uma criança em uma foto de celular, algo comum em nosso dia a dia, pode ser um sinal importante para identificar um possível retinoblastoma. Um simples ato de fotografar uma criança brincando ou em qualquer momento corriqueiro de descontração pode identificar um problema grave que quanto mais cedo for diagnosticado maiores serão as chances de cura. No Hospital do GRAACC, por exemplo, as chances superam 70%”, comenta Tammy Allersdorfer, Superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC.
Campanha
Com o conceito #UmFlashSalva, a campanha convida influenciadores, entre fotógrafos, pais e mães de crianças pequenas a usarem as mídias sociais para conscientizarem a população sobre como identificar de forma precoce a doença. Entre os confirmados estão nomes Julyana Mendes (@maedesete), e das fotógrafas Bel Ferreira (@belferreiraphoto) e Tarine Gulusian (@tarinegulusian). Partindo de um elemento cotidiano da vida das pessoas, o flash da câmera fotográfica, os influenciadores trarão situações do dia a dia com dicas de como usar o flash como ferramenta do diagnóstico.
A ideia é mostrar que o câncer infantil de olho pode ser diagnosticado por meio de uma simples foto com flash, bastando prestar atenção no aspecto do olho da criança ao ter contato com o flash. Todas as postagens serão repostadas no Instagram do GRAACC disseminando o conceito da importância do diagnóstico precoce. A campanha também terá o reforço de uma personagem infantil de peso. Em parceria com a série Show da Luna!, o GRAACC vai trazer em seu canal no Instagram a personagem e sua família em um tutorial simples e lúdico, que mostrará que um flash pode fazer muito mais do que apenas iluminar fotos.
“Criamos uma campanha leve, com um tema instigante, que aproxima os pais do assunto sem medo. Queremos que a informação chegue sem barreiras para que eles saibam que o diagnóstico rápido, ‘the flash’, pode salvar vidas”, destacam Claudia Pimenta e Luiz Felipe Bagatin, diretores de criação associados da Ogilvy Brasil.
Os TikTokers também foram convidados para fazer o desafio da dança com o flash do celular ligado. A ideia é viralizar a ação para que as pessoas sigam esse movimento e, principalmente, descubram que existe uma campanha de conscientização além da performance de dança proposta, usando a popularidade da rede social em prol do combate do câncer infantojuvenil.
Mas a campanha não termina após a realização dessas ações. A ideia é dar continuidade a #UmFlashSalva, principalmente nos registros de momentos em família, encontros com amigos, festas de aniversário e mesversário, entre outros eventos.
Sobre o GRAACC
Criado em 1991 para atender crianças e adolescentes com câncer, o Hospital do GRAACC tornou-se, em pouco tempo, referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnica-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.
O GRAACC é a primeira instituição do País, especializada em câncer infantojuvenil, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde, que reacreditou o hospital em 2020, quando foram realizadas mais de 32 mil consultas, além de cerca de 1,5 mil procedimentos cirúrgicos e 20,5 mil sessões de quimioterapias.
A Instituição completa 30 anos de atividades em 2021. Neste período, o Hospital do GRAACC elevou o patamar do tratamento de alta complexidade do câncer infantojuvenil no Brasil para 70% de chances de cura, em média.
FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Título: #UmFlashSalva
Duração: 12 meses
Produto: Institucional
Cliente: Hospital do GRAACC
Chief Creative Officer: Felix de Valle
Diretor de Criação Executivo: Márcio Fritzen
Associate Creative Director: Cláudia Pimenta, Luiz Bagatin
Direção de Arte: Drielle Fulco
Redação: Roberta Magalhaes
Head of Art: Ricardo Leme Lopes
Head of Social: Gabriel Araújo
Atendimento: Priscilla Telles, Izabel Mendes
Cliente Graacc: Tammy Allersdorfer, Amanda Kartanas, Mariane Rodrigue e Patrícia Mejias