Na linha de frente do combate ao novo coronavírus (Covid-19), médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, e profissionais da saúde em geral, precisam de tempo para descansar e relaxar em meio ao caos e pressão do dia a dia. O Hospital Baía Sul, de Florianópolis, encontrou na cultura das empresas de tecnologia a inspiração para ajudar os profissionais que se revezam 24 horas no atendimento aos pacientes. Criou uma área de descompressão, com videogames, pufes, cadeiras de descanso e mesa de jogos.
Os móveis e outros objetos vieram da Resultados Digitais, empresa de tecnologia que tem sua sede a cerca de 10 quilômetros do hospital. Em tempos de pré-isolamento, os mais de 700 funcionários da RD usavam essas áreas para relaxar entre tarefas e nos intervalos das refeições, um aspecto presente na cultura das empresas de tecnologia. Como todos estão trabalhando em regime de home office, a empresa cedeu sem custos os móveis e aparelhos para os profissionais do hospital.
“Nossa rotina é intensa. Ter a possibilidade de usufruir de um espaço como esse para espairecer e recuperar energias é realmente muito bom. Sempre aproveito para descansar bem, para voltar à minha rotina da melhor forma”, disse a técnica de enfermagem da unidade, Brena, que trabalha na linha de frente do hospital.
Segundo o hospital, todos os colaboradores têm acesso ao espaço, porém algumas regras precisam ser seguidas, tais como uso de álcool gel logo ao chegar e limpeza dos equipamentos utilizados ao final. O local é higienizado diariamente.
O diretor técnico do Hospital Baía Sul, Rafael Vasconcellos, diz que a iniciativa foi muito bem recebida pelos colaboradores. “A parceria deu muito certo. Tivemos um excelente feedback e percebemos de imediato uma melhora no ambiente, que num cenário como o que vivemos sempre é mais tenso”, disse.