O Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, e sua marca de energéticos TNT Energy lançam hoje um programa de formação em tecnologia para a área comercial exclusivo para pessoas com deficiência. Em parceria com a SoulCode Academy, edtech brasileira focada na democratização da educação digital, o programa Vendas e Logística de Alta Performance tem o objetivo de desenvolver habilidades interpessoais (soft skills) e conhecimentos técnicos para preparar os participantes para ingressarem no mundo dos negócios, com possibilidade de contratação na cervejaria.
O último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2022, revela a urgência da capacitação para PCD’s: mais de 12 milhões (cerca de 70%) dos brasileiros com deficiência estavam fora da força de trabalho, enquanto apenas 30% estavam empregados. No mesmo período, a taxa de participação da população sem deficiência no mercado de trabalho era duas vezes maior, com cerca de 66,4% empregados.
“O programa de capacitação e a parceria com a SoulCode está em linha com o objetivo do Grupo Petrópolis e do DNA de TNT Energy de promover a diversidade e a inclusão. O Grupo está sempre em busca de ter em seu quadro de funcionários profissionais que tragam diferentes perspectivas para o negócio e inovem a partir das suas experiências individuais”, revela Tadeu Tronco, Gerente de Marketing da marca TNT Energy no Grupo Petrópolis.
O Grupo Petrópolis promove cursos em parceria com a SoulCode há 4 anos e, juntos, já colaboraram para a formação de milhares de profissionais em tecnologia. Entre tantos projetos, este se destaca pela capacitação em tech para aplicação em outras áreas, como comercial e negócios, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
A grade curricular do programa possui aulas focadas em práticas e estratégias para o relacionamento com o cliente (CRM), utilização de dados e aplicação da inteligência artificial no mundo comercial. As aulas são online e ao vivo, realizadas no período noturno.
“As empresas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais com deficiência com a capacitação tecnológica necessária e queremos mudar esse cenário. Ser o parceiro do Grupo Petrópolis nessa jornada nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Fabricio Cardoso, cofundador da SoulCode Academy.
As inscrições podem ser feitas por meio do site até o dia 23 de junho. Os candidatos do programa precisam ser PCD, possuir ensino fundamental completo e residir em cidades do interior de São Paulo, com preferência próxima à Boituva, sede do Grupo Petrópolis.