A multinacional francesa com mais de 40 anos de experiência e com uma rede de 53 locais para eventos operados em quatro continentes, a GL events, responsável pela concessão do Santos Convention Center, firmou nesta terça-feira (21), o acordo de cessão de Naming Rights do espaço à operadora de convênio médico Blue Med. A partir deste contrato de patrocínio, que começará a vigorar em 1º de janeiro de 2022, o centro de convenções de Santos receberá o nome de Blue Med Convention Center.
“O compromisso da GL events é desenvolver o destino nacional e internacionalmente, para atrair eventos que gerem negócios, empregos e renda tanto para a cidade quanto para toda a região. Uma parceria como essa com a Blue Med traz muito valor para o negócio. Estamos unindo as forças de nossas marcas para posicionar Santos como um dos principais destinos para eventos do país”, afirma Milena Palumbo, CEO da GL events Brasil.
Já para o CEO da Blue Med, Rogério Martins, a empresa terá uma visibilidade em larga escala com os eventos sociais e corporativos, principalmente os congressos médicos internacionais. “A partir desta parceria, nossa marca estará ligada a todos os eventos que acontecerem no centro de convenções, inclusive os de saúde. Certamente, é uma grande oportunidade para ganhar exposição em várias frentes”, ressalta o executivo.
Outro exemplo de sucesso de naming rights da GL events é a Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. Em 2008, a multinacional francesa celebrou o acordo da Arena da Barra — como foi batizada inicialmente — com o Banco HSBC. Na primeira venda de direitos de nome de uma arena esportiva no Brasil, passou, então, a se chamar HSBC Arena. Após o fim do contrato, os direitos foram negociados com a marca americana Jeunesse, que em janeiro de 2017 rebatizou o espaço de Jeunesse Arena.
Estrutura
Com 30 mil metros quadrados de área construída, abrangendo a Praça Almirante Gago Coutinho e parte de um terreno cedido pela União, o Santos Convention Center contém um pavilhão de feiras e exposições de 8,5 mil metros quadrados, com capacidade para 4 mil visitantes — descontando o espaço ocupado por estandes. No segundo piso, um salão de eventos de 3,5 mil metros quadrados comporta até 3,2 mil pessoas. O edifício é totalmente climatizado.
O estacionamento contém 380 vagas cobertas, que podem ser somadas a outras 20 dispostas na praça, chegando ao total de 400. A estrutura conta ainda com um heliponto na cobertura.
Em julho deste ano, o Santos Convention Center foi palco da Expo Retomada, que fez parte do evento-teste anunciado pelo governo de São Paulo e chancelou o retorno seguro às atividades.
O segmento é uma mola propulsora essencial à economia, responsável por 160 mil empregos no estado e pela ativação de negócios em fábricas de todo o país. O valor do impacto anual na economia brasileira na geração de resultados para as empresas expositoras dos eventos em São Paulo são da ordem de R$ 305 bilhões, equivalente a 4,6% do PIB Nacional, induzindo o consumo interno e exportações, projetando valor nacional da ordem de R$ 1 trilhão. Para obter esses resultados, expositores e visitantes aplicam anualmente no setor de eventos de negócios, somente na cidade de São Paulo, cerca de R$ 16,3 bilhões.