A Giuliana Flores é a marca mais lembrada pelos brasileiros quando o assunto são flores. É o que revela o levantamento “Comportamento do Consumidor FFLV: barreiras e oportunidades”, feito pela Ilumeo em parceria com a Fruto Agrointeligência. O estudo aponta que a empresa lidera, frente do Ceasa, que aparece em segundo lugar. A pesquisa mostra que os principais motivos de compra de arranjos florais são decoração da casa (68%) e desejo de presentear pessoas queridas. Outro dado relevante é que nove em cada 10 compradores preferem realizar compras em floriculturas especializadas.
Na hora de comprar arranjos florais, vasos ou buquês, o principal fator de decisão para os consumidores está no visual/estética dos arranjos: 57% declaram que esse é o maior impulsionador de compra. Além da beleza, 31% valorizam os benefícios que as plantas proporcionam para o bem-estar e o ambiente, enquanto 23% destacam a disponibilidade e a facilidade na hora de adquirir os produtos.
Elas ganham dos chocolates quando o assunto é presentear
As flores se destacam como a principal escolha dos consumidores na hora de presentear, ficando à frente até mesmo dos tradicionais chocolates. Em uma dinâmica de escolha direta entre duas opções, os participantes selecionaram sua preferência e justificaram em campo aberto, o que gerou importantes insights sobre os motivos de aceitação e rejeição de cada item. O resultado foi expressivo: as flores venceram nas quatro categorias avaliadas, com 81% de preferência contra 19% do vinho; 80% contra 20% de objetos decorativos; 78% contra 22% de chocolates; e 77% frente a 23% de velas aromáticas.
Rosa é a eleita
Quando os consumidores pensam em flores, independentemente de comprarem ou consumirem, a rosa é disparada a primeira que vem à mente: 48% dos entrevistados a citaram espontaneamente, seguida por orquídea (16%), girassol (9%), margarida (8%) e tulipa (4%). Os dados mostram que, além da beleza clássica, a rosa mantém forte presença no imaginário afetivo e simbólico dos brasileiros.