ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Gestão de crise: como agir para minimizar danos à marca e às instituições

Por Thiago Regis, CEO da agência da Pílula Criativa, designer com especialização em Marketing Digital, Search Engine Optimization (SEO) e Inbound Marketing.

Isabella Filippini by Isabella Filippini
28/09/2017
in Artigos Especiais, Comunicação
0 0
Gestão de crise: como agir para minimizar danos à marca e às instituições
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Informações ambíguas sobre uma produção, dados contraditórios ou incorretos sobre lançamentos, eventos ou descontos, por exemplo, podem arranhar a imagem de uma empresa. Toda informação que não for clara para o consumidor e que gera insegurança ou dúvidas sobre a seriedade ou a reputação, é uma potencial situação de crise. Na tentativa de inovar, as instituições por vezes acabam criando mensagens de duplo-sentido ou de cunho inapropriado, que podem se tornar bombásticas, negativamente. Confira as 4 medidas essenciais para tomar no sentido de evitar danos à imagem, quando um problema acontecer:

  1. Cuide bem da relação com o consumidor e evite desgastes

Em caso de crise, o ideal é que se cuide imediatamente da relação com o consumidor, minimizando o quanto for possível os danos na imagem. Imagine, por exemplo, que um cliente compre uma passagem aérea em promoção, e logo depois percebe que existiam restrições que não estavam claras e, por conta disso, ele não consegue voar. Uma vez insatisfeito, o consumidor reclama publicamente nas redes sociais. Em uma situação como essa, a companhia deve dar o máximo de atenção e informação ao cliente, e repará-lo caso, de fato, ele tenha sido lesado.

  1. Preste esclarecimentos em tempo real

Qualquer tema que se torne sensível para uma empresa perante a imprensa ou opinião pública demanda colocar em prática as estratégias de gestão de crise. Nesta hora, os profissionais de marketing e comunicação se reúnem para traçar o plano e a solução. Os especialistas estudam o problema, fazem o acompanhamento dos noticiários e dos envolvidos, monitoram redes sociais e garantem o imediato atendimento à imprensa. É imprescindível que a companhia preste esclarecimentos e reporte as informações disponíveis para a imprensa, com agilidade e idoneidade.

  1. Seja transparente e use a imprensa a seu favor

Ainda que um erro de posicionamento ou uma campanha mal executada arranhem a reputação, eles não interferem na qualidade dos serviços. Após uma crise é necessário que a companhia esclareça todos os fatos que culminaram nessa situação. Cuidar da relação com a imprensa é importantíssimo. É também por meio dela que a qualidade se confirma. Por isso, não só durante um período de crise, mas também durante a vida útil de uma empresa é fundamental sustentar essa relação. Trabalhar a imagem institucional junto aos veículos de comunicação dá solidez, e agrega credibilidade. A postura do consumidor quando ele confia, acredita e defende uma instituição está diretamente associada à imagem e conhecimento público que ele tem sobre ela.

  1. Explore a força da comunicação

Existe uma grande sinergia entre assessoria de imprensa e marketing digital. As ferramentas de marketing somadas à produção de conteúdo relevante direcionado à imprensa são artifícios poderosos para reverter um quadro de crise. As estratégias de comunicação trabalham para conter a repercussão e abrir um diálogo imediato com os públicos que se sentirem afetados, transformando o que seria negativo em algo neutro ou mesmo positivo para as instituições.

Tags: artigo

Related Posts

Vivo celebra o Dia das Mães com filme que conecta maternidade e natureza
Campanhas

Vivo celebra o Dia das Mães com filme que conecta maternidade e natureza

...

AudioNova lança campanha especial de Dia das Mães com promoção em dobro para aparelhos auditivos
Campanhas

AudioNova lança campanha especial de Dia das Mães com promoção em dobro para aparelhos auditivos

...

Sem Parar convida Giovanna Antonelli para refletir sobre o tempo no Dia das Mães 

Sem Parar convida Giovanna Antonelli para refletir sobre o tempo no Dia das Mães 

Nathalie Edenburg estrela campanha de Dia das Mães da Salinas

Nathalie Edenburg estrela campanha de Dia das Mães da Salinas

 Samsung celebra o Dia das Mães em campanha que destaca o poder do cuidado conectado

 Samsung celebra o Dia das Mães em campanha que destaca o poder do cuidado conectado

Agência Calia cria campanha de comunicação para palestras da indiana BK Shivani no Brasil

Agência Calia cria campanha de comunicação para palestras da indiana BK Shivani no Brasil

Dia das Mães: Lojas Marisa lança ação publicitária com Viih Tube

Dia das Mães: Lojas Marisa lança ação publicitária com Viih Tube

Com campanha inspirada no “fio do destino”, Liga Solidária aposta no poder do voluntariado para ampliar visibilidade em 2025

Com campanha inspirada no “fio do destino”, Liga Solidária aposta no poder do voluntariado para ampliar visibilidade em 2025

Next Post
MASTERCHEF BR alcança 1 milhão de inscritos no YouTube

MASTERCHEF BR alcança 1 milhão de inscritos no YouTube

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X