ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Digital

Gartner revela que Data & Analytics capacitam líderes de marketing

Profissionais da área podem proporcionar o crescimento dos negócios por meio de Data & Analytics e adotar uma mentalidade direcionada a clientes

Luciano Bonetti by Luciano Bonetti
22/05/2018
in Digital
0 0
Gartner revela que Data & Analytics capacitam líderes de marketing
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, alerta que os profissionais de marketing sempre lideraram o crescimento das marcas, concentrando-se no alcance, na relevância e na conscientização do mercado. Os analistas do Gartner destacam, porém, que agora as áreas de marketing começarão a ficar encarregadas de impulsionar o crescimento dos negócios em termos de aquisição, conversão, retenção, fidelidade e geração de valor para os clientes. Seu papel deve expandir para incluir a liderança em áreas como comércio digital, experiência do cliente, vendas e desenvolvimento de negócios. A coleta de dados, a integração e análise das informações serão essenciais para que os profissionais de marketing tenham êxito em suas principais atividades e cumpram com as demandas dessas novas áreas de responsabilidade.

Pesquisas do Gartner indicam que Data & Analytics evoluíram e deixaram de ser apenas parte de um silo dentro das empresas para apoiar todos os aspectos das empresas, inclusive o planejamento de marketing. “Os dados permitem que os líderes de marketing avaliem e otimizem seus programas em tempo real, além de projetarem e melhorarem a experiência dos clientes”, afirma Jennifer Polk, Diretora de Pesquisas do Gartner. Segundo a analista, os profissionais de marketing já tinham acessos a alguns dados, mas agora estão diante do desafio de transformar essas informações em insights significativos para o crescimento das empresas, assim como implementar novas ações estratégicas.

Os profissionais de marketing não precisam ser cientistas de dados, diz o Gartner. No entanto, eles devem saber como extrair e usar as informações para planejar, executar e medir esforços de marketing, além de construir uma equipe de Analytics e promover uma cultura baseada em dados. “Líderes de marketing bem-sucedidos democratizam o acesso às informações e aprimoram Analytics, expandindo a atuação de um departamento para toda a empresa”, diz a analista. Segundo ela, “eles também devem reconhecer a necessidade de selecionar e usar tecnologia de Data & Analytics de Plataformas de Gerenciamento de Gados (DMPs) e ferramentas avançadas de Analytics, mesmo se estiverem construindo, de forma independente, o martech stack ou contratar um tecnólogo chefe de marketing para liderar esses esforços”.

A demanda por foco no cliente não é nova, mas está em primeiro plano já que os profissionais de marketing enfrentam disruptores digitais. Essa ameaça competitiva está enraizada em algo ainda mais poderoso do que a tecnologia digital – insights de clientes orientados por dados que fornecem uma melhor compreensão do público-alvo, segmentos-chave e personas.

“Os profissionais de marketing que adotam o modelo de foco no cliente têm um diferencial competitivo. Eles estão colhendo e aproveitando o poder de Data & Analytics. Eles agregam dados ao conectar interações dos clientes entre canais e pontos de contato para descobrir e mapear a jornada deles. Eles analisam os dados e, em seguida, projetam, orquestram e fornecem experiências personalizadas aos clientes ao longo da jornada de compra“, explica Jennifer.

O Gartner destaca que muitos profissionais de marketing já começaram a repensar suas estruturas organizacionais e a contratar talentos internos e externos. “Observamos os líderes de marketing se reestruturando para colaboração interfuncional e para impulsionar eficiências organizacionais. Isso une indivíduos que podem estar alinhados às unidades de negócios ou marcas específicas, mas que devem trabalhar juntos para aproveitar as sinergias, coordenar esforços e compartilhar ativos”.

Os líderes de marketing estão recrutando e retendo talentos difíceis de encontrar em áreas como Analytics e comércio digital. Eles estão pensando estrategicamente sobre talento, com o objetivo de preencher lacunas de capacidade em suas equipes. “Os profissionais de marketing estão garantindo que as novas contratações tragam uma combinação de liderança e habilidades técnicas. É por isso que eles não estão apenas pensando em contratações em tempo integral, mas também terceirizando para agências, consultorias, contratantes e comunidades de talentos”, afirma a analista do Gartner.

Analytics para a área de marketing será um dos temas abordados na Conferência Gartner Data e Analytics, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail [email protected], pelo telefone (11) 5632-3109 ou pelo site http://www.gartner.com/br/data.

Crédito Foto: http://www.freepik.com | Designed by Photoroyalty / Freepik

Tags: analyticsdataGartnerinteligência de mercadomarketingpesquisa

Related Posts

Marisa Maiô estrela ação da OLX nas redes sociais
Redes Sociais

Marisa Maiô estrela ação da OLX nas redes sociais

...

Quando as redes sociais podem ser plataformas de crescimento pessoal e profissional?
Redes Sociais

Quando as redes sociais podem ser plataformas de crescimento pessoal e profissional?

...

Aeris Energy lança novo site institucional

Aeris Energy lança novo site institucional

Redes sociais após a morte: herança digital pode ganhar novas regras

Redes sociais após a morte: herança digital pode ganhar novas regras

Pixel Roads realiza primeiro evento interativo em metaverso para debater IA, mídia híbrida, automação e marketing digital

Pixel Roads realiza primeiro evento interativo em metaverso para debater IA, mídia híbrida, automação e marketing digital

Sheik Log revoluciona a logística de e-commerce em Pernambuco e Paraíba

Sheik Log revoluciona a logística de e-commerce em Pernambuco e Paraíba

TikTok Shop e marketplaces integrados devem impulsionar o pequeno varejo

TikTok Shop e marketplaces integrados devem impulsionar o pequeno varejo

Yuool lança novo site com experiência de compra mais rápida, intuitiva e moderna

Yuool lança novo site com experiência de compra mais rápida, intuitiva e moderna

Next Post
Rivais pedem Guerrero na Copa do Mundo

Rivais pedem Guerrero na Copa do Mundo

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X