Desde abril estava rolando um processo de aquisição entre as marcas @magazineluiza e a @netshoes, marca especializada em artigos esportivos. A Magalu estava concorrendo com a Centauro e no final do mês de junho, foi a vencedora dessa longa negociação. 😉
.
@magazineluiza tem planos declarados de se tornar o maior comércio eletrônico do Brasil. A venda de calçados/roupas já era considerado um processo de crescimento natural do negócio, segundo especialistas, o segmento de moda será a próxima GRANDE negociação do mercado.
.
Segundo Daniella Bianchi, da Interbrand: “Apesar do entendimento de que marca é um ativo estratégico, é raro que ela seja tratada, desde o início, como uma ferramenta importante na mesa de negociações. Na maioria das vezes, os pedidos chegam aos consultores depois que os acordos estão consolidados e anunciados ao mercado. Se por um lado as empresas entendem que suas marcas são mais do que nomes ou logotipos, por outro ainda existe muita dúvida sobre como transformá-las de fato num ativo vivo de negócios, capaz de gerar identificação, diferenciação e valor. .
Nesse sentido, questões como a estratégia de portfólio, a criação de uma cultura única e a definição da plataforma de cidadania corporativa dos negócios que nascem passam a ser, sim, assunto de marca.
.
Na busca aguerrida por uma identidade, a estratégia fica de lado. E, ironicamente, o nome e o logotipo, que representam a visão redutora de uma marca, são criados em reuniões apressadas, quando deveriam passar por processos complexos de criação, num exercício coletivo e abstrato. Na hora do “gosto” ou não “gosto”, a razão perde para a emoção.
.
⭐️ Pensar a marca parece simples aos olhos de quem se envolve nas complexas negociações de fusão. Mas pode se tornar algo complexo quando é ignorado. Para quem trabalha em projetos de fusão, um conselho: o mais importante é evitar a percepção de que existem ganhadores e perdedores.”
.
Nossa opinião: na maioria dos casos de fusão, a cultura da marca que comprou sempre predomina sobre a marca adquirida.
.
Aguardaremos os próximos passos dessa novela das marcas, o principal objetivo será entendermos se o discurso está sendo aplicado na prática. 

Temos outros conteúdos semelhantes sobre #branding no perfil do Instagram chamado @marcaz_oficial, além de conteúdos educativos e inspiracionais!

 

😉

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR