A Fresh PR, agência de comunicação há 20 anos no mercado, conquistou o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG) na categoria MIG (Mérito da Inovação em Gestão) ESG, com o case “Sou Cerrado”. O reconhecimento, anunciado ontem em São Paulo, marca a primeira vez que uma agência de comunicação concorre e vence essa premiação, cujo foco é na gestão de processos de qualidade.
Sou Cerrado
O case “Sou Cerrado – do coração do Brasil para o coração dos brasileiros” surgiu para lembrar a população de que o Cerrado é o berço das águas do Brasil: fato desconhecido por 70% dos brasileiros. Assim como 3 em cada 10 brasileiros nem sequer sabem se há água no Cerrado, enquanto ele abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e possui reservas subterrâneas de água doce que abastecem 6 das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e 8 no total.
Uma pesquisa inédita feita pela Hibou, empresa de pesquisa e insights, especialmente para a iniciativa Sou Cerrado, foi realizada com mais de 2 mil brasileiros (nov/23). Os resultados mostram amplo desconhecimento da população sobre o bioma Cerrado, enquanto ele atinge índices históricos de devastação em silêncio. Se a pesquisa fosse uma prova de conhecimento, dois terços dos brasileiros seriam reprovados, não acertando nem metade das questões.
Com base nessa comprovada invisibilidade do bioma, a Fresh PR idealizou o Sou Cerrado, junto ao ativista digital e detentor do canal @chapadadosveadeiros, Felipe Triaca, com o objetivo de alcançar e engajar maior número de pessoas na preservação do Cerrado, por meio da comunicação, com a criação de uma marca forte e de uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs e instituições: www.soucerrado.com.br.
O Sou Cerrado tem apoio institucional de algumas das principais organizações que atuam pelo meio ambiente: WWF-Brasil, Voice of the Oceans, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), Rede Cerrado e Instituto Alok. Também apoiam Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Museu do Cerrado, Urbia Cataratas, Nosso Impacto, Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, Instituto Pouso Alto, Hibou Pesquisa & Insights, Lígia Simões, Beta Design e Agência ACUCA.
“Acreditamos que a comunicação é um dos pilares que mantém uma sociedade sã e capaz de tomar melhores decisões. Ao longo de 2024, levamos o Sou Cerrado para as telas, para a imprensa, para os palcos de shows, para as passarelas e até para o Cristo Redentor e Obelisco do Ibirapuera, que se iluminaram pela causa graças à nossa articulação”, diz Ana Beatriz Schauff, sócia da Fresh PR e co-idealizadora do Sou Cerrado.
“Todas essas ações com alto nível de articulação e nenhum investimento financeiro, mostram que a gestão de processos da agência e de seus parceiros é também de alto nível”, diz Felipe Triaca, co-idealizador e diretor audiovisual do Sou Cerrado.
“A conquista do PPQG é um marco não apenas para a Fresh PR, mas para todo o setor de comunicação. Esse prêmio reflete nossa dedicação em alinhar estratégias inovadoras a um propósito maior, como a preservação do Cerrado, um bioma tão essencial e, ao mesmo tempo, tão ameaçado,” destaca Desiree Hamuche, sócia da Fresh PR.
O Prêmio
Promovido pelo IPEG (Instituto Paulista de Excelência na Gestão), o PPQG reconhece organizações que se destacam pela excelência em gestão. A categoria Mérito da Inovação em Gestão celebra cases com práticas inovadoras com foco em sustentabilidade e impacto social.
Os critérios exigem a demonstração, por escrito, de métodos de gestão do planejamento, execução, controle e aprendizado, bem como de resultados econômico-financeiros, relativos a clientes, processos, pessoas, sociais e/ou ambientais. Exige ainda um pitch no seminário de benchmarking do IPEG. A premiação é avaliada e decidida por um júri independente e voluntário.
Com esse reconhecimento, a Fresh PR reforça seu compromisso com a inovação e a responsabilidade social, consolidando-se como referência em comunicação estratégica voltada para o ESG.
Para mais informações acesse: www.soucerrado.com.br