Focados em como tornar a agência mais produtiva e operacional, a dupla de Marcos inicia a palestra elencando itens que julgam essenciais para atingir objetivos rentáveis: Modelo de Negócios, Preditividade e Reação, Dados são Inspiração e Automação.
Acreditam que o Modelo de Negócios deva atender não só as necessidades dos clientes, mas também, as expectativas da agência, exemplificando os tipos de remuneração como fixa, variável e mista. Cada um deles tem as vantagens e desvantagens, mas isso deve ser controlado pelo escopo fechado com o cliente, através de ferramentas como o scope of work.
A Preditividade é essencial para que tudo seja planejado com muita antecedência, incluindo o cliente sob todos os pontos principais de cada projeto.
Para os Dados como fonte de inspiração, exaltam a utilização do polêmico timesheet, uma ferramenta que deve ser preenchida de forma adequada para que possa fazer a medição do esforço e efetividade da equipe.
Bem como uma ferramenta de workflow.
E, por fim, a Automação como ferramenta funcional, com parceiros que ajudam neste aspecto para que a agência foque no que realmente interessa.
Com uma ferramenta que auxilie, esta parte que não tem muito a ver com negócios sai da frente, abrindo espaço para atuação que gerem recursos de fato.