Adriana começa falando que mais do que ter métodos e ferramentas, tudo deve estar primeiramente pautado em pessoas, colaboração e empatia. “É ai que está o grande valor do design, junto com o Ágil”, diz.
Explica que o mundo – hoje – está mudado e pede experiências, o vivenciar experiências, o que faz o mercado evoluir através da busca do próprio consumidor. “Estamos na era de convidados, em que o valor está na experiência oferecida ao usuário”.
Em seguida, discorre sobre competitividade, consultorias que utilizam o método Ágil e dá um parâmetro do que o consumidor quer hoje, com dashboards exemplificando os dados estatísticos mostrando que apenas 1% dos consumidores consideram que suas expectativas foram – realmente – atendidas.
Aqui, mostra o design como o principal objetivo a ser atendido, tendo em vista proporcionar experiências marcantes e felizes aos usuários, citando empresas como Disney, Apple, Nike, entre outras, chegando ao conceito de Design Thinking, no qual as pessoas são o foco dos projetos.
Neste ponto, Adriana exalta as ferramentas e frameworks como o grande mote de planejamento, metodologia ágil e toda a entrega de valor, gerada pelo uso conjunto desses conceitos; apresentando os conceitos de Lean, Agile e Scrum e salienta que esta filosofia, tem por objetivo acelerar os processos de forma dinâmica, mostrando ao cliente o desenvolvimento do projeto e entregando exatamente o que ele precisa no final.