A diversidade e inclusão são temas cada vez mais presentes na Ford Brasil e ganham ainda mais relevância com o lançamento do Programa de Estágio 2020/2021, que vai priorizar candidaturas de negros, LGBTI+, mulheres, pessoas com deficiência e estudantes com mais de 36 anos para aumentar a representatividade desses grupos na empresa. O processo está sendo realizado em parceria com a consultoria Mais Diversidade, especializada no desenvolvimento de ações voltadas para diversidade no ambiente de trabalho.
São 50 vagas disponíveis nas unidades de Camaçari, São Paulo, Taubaté e Tatuí, para estágios com duração de até dois anos nas áreas de Finanças, Serviço ao Cliente, Logística, Qualidade, Desenvolvimento do Produto, RH, Compras, Marketing, Vendas e Jurídico. Os interessados têm até o dia 28 de outubro para cadastrar o currículo no site https://fordmaisdiversidade.gupy.io/jobs/498207 e participar do processo seletivo.
“O processo de recrutamento é a principal porta de entrada para a diversidade. É nesse momento que conseguimos atrair pessoas com perfis diferentes do que já temos em predominância na empresa para sermos mais inclusivos”, destaca Salim Khouri, Head de Talentos e Diversidade da Ford América do Sul.
Podem participar estudantes que estejam cursando graduação em economia, ciências contábeis, administração, ciência da computação, design, direito, engenharias (elétrica, mecânica, mecatrônica, automação, produção, de computação/software), marketing, psicologia, publicidade e propaganda e sistemas da informação, com previsão de formatura entre julho de 2022 e dezembro de 2023. É necessário que o curso seja no período noturno, para que o estágio possa ser realizado durante o dia.
As etapas do processo seletivo serão totalmente virtuais e incluem a triagem dos currículos cadastrados, dinâmica em grupo e entrevistas com as áreas de negócios.
Grupos de afinidade
Desde 2019, a área de Diversidade e Inclusão da Ford Brasil trabalha com grupos de afinidade formados por funcionários que atuam com foco no desenvolvimento do tema na empresa – FEDA (Pessoas com Deficiência), GLOBE (LGBTI+), WoF (Gênero), FAAN (Raça) e NextGen (Gerações).
Os grupos de afinidade desenvolvem ações de educação e conscientização, revisam processos e políticas da empresa sob o olhar da inclusão e mapeiam o desenvolvimento das populações minorizadas dentro da Ford. Cada um possui uma governança independente e é responsável por fomentar debates e ações para transformar a Ford em um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, consolidando a estratégia da empresa.