Força vital da economia brasileira. É assim que a nova campanha de comunicação do G4 Educação, instituição de educação focada em negócios, define a importância das pequenas e médias empresas (PMEs) para a subsistência da economia brasileira, oitava principal do mundo. A campanha destaca que esses negócios são responsáveis por mais de 50% do PIB e pela geração de 70% dos empregos no país, tornando-os essenciais para o funcionamento e progresso da nação. Além disso, oferece gratuitamente uma ferramenta online de diagnóstico, permitindo que as PMEs analisem o desempenho de seus negócios em comparação com a média do setor.
A nova campanha do G4 Educação, destaca a força econômica dos pequenos e médios negócios nos setores de agronegócio, construção, finanças, saúde e tecnologia.
“O G4 Educação se apresenta como um espaço que valoriza e respeita essa força, promovendo o capitalismo, a razão e a evolução como pilares para o crescimento do país e se posiciona como um refúgio onde os donos de negócios se encontram e como um parceiro para os desafios enfrentados”, afirma Tallis Gomes, CEO do G4 Educação. Por conta disso, a escola de negócios desenvolveu a ferramenta de análise de vendas, em que vai entregar ao empresário uma análise do seu negócio a partir de indicadores como receita, clientes, vendas, ticket médio, entre outras.
Segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), as PMEs fecharam o segundo trimestre de 2024 com faturamento 5,2% maior ao mesmo período do ano passado. O semestre também foi favorável ao segmento, que acumulou uma alta de 4,3% quando comparado a 2023. “Sem essa força coletiva dos pequenos e médios negócios, o Brasil seria um lugar menos próspero. Muitos não enxergam a força que o Brasil tem. E essa força está combinada nos empreendedores que fazem a roda do Brasil girar. Acordam cedo e constroem o Brasil em que vivemos e também o Brasil do futuro”, defende Alfredo Soares, cofundador, sócio e mentor do G4 Educação.
A visão da edtech, voltada a ajudar donos de pequenos e médios negócios a evoluir por meio da educação, é validada pelos recentes dados referentes ao desempenho dessas companhias, e defendida em vídeo produzido para a campanha. E ressalta, ainda, a força do empreendedorismo por meio da apresentação dos dados econômicos referentes a diferentes setores: agronegócio, indústria, varejo, saúde, mercado financeiro, tech e construção civil, destacando o porte, geração de empregos e PIB por setor de cada um. O objetivo é gerar identificação entre os empreendedores de cada setor.
Outros dados setoriais demonstram a relevância dos pequenos e médios negócios nos segmentos destacados pela campanha, e citados acima. De acordo com o IBGE, o Brasil abriga mais de 600 mil empresas, que tem entre 10 a 250 funcionários. ” A geração de empregos gerados pelas PME é outra constatação da relevância do segmento: são mais de 30 milhões de pessoas empregadas anualmente”, ressalta Bruno Nardon, cofundador e mentor do G4 Educação.