Em sua 4ª edição, o Padocaria SP, um dos maiores prêmios da cidade de São Paulo, destaca as melhores padarias por meio do voto popular, em que os paulistanos elegem os vencedores em diversas categorias. Neste ano, em parceria com a Food To Save, o app nº1 do Brasil contra o desperdício de alimentos, o evento terá um destaque especial como Padaria Sustentável, em que 25 finalistas (5 de cada região) disputarão o título de padaria mais sustentável de São Paulo.
“As padarias são o setor que mais vende no app da Food To Save e foi onde começamos, desde padarias de bairro até as principais da cidade. Cada vez mais vemos os estabelecimentos preocupados com a agenda ESG e buscando novas formas de dar destino aos alimentos que seriam desperdiçados. Estamos muito honrados em ajudar o Padocaria SP a eleger a padaria mais sustentável de São Paulo”, comenta Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
Os critérios para a premiação foram criados pela Food To Save contendo a assinatura da Sustentável na Prática, um dos principais canais sobre Sustentabilidade nas redes sociais, fundado em 2021 pela Gabriela Marcondes, comunicadora, criadora de conteúdo e influenciadora de práticas sustentáveis. Dentre os critérios estão combate ao desperdício de alimentos, gestão eficiente de resíduos e recursos naturais e impacto social positivo. Qualquer padaria situada na cidade de São Paulo pode se inscrever para participar do concurso, e as 25 finalistas conhecerão a grande vencedora em um evento presencial.
A Food To Save já ajudou a salvar mais de 3 mil toneladas de alimentos, permitindo que estabelecimentos vendam suas Sacolas Surpresa, com produtos para consumo imediato próximos ao vencimento ou fora do padrão. As lojas podem montar sacolas das categorias doce, salgada ou mista, com descontos de até 70% para os consumidores. Dentre os 4 mil parceiros da foodtech, estão diversas padarias, incluindo Bella Paulista, Casa Nápoles, Campos Elíseos, Pães e Doces Leão XIII e Engenheiro Pães e Doces.
Com a Food To Save, qualquer loja ou restaurante de pequeno, médio ou grande porte pode evitar o desperdício de alimentos e reverter o prejuízo do estabelecimento, sem mensalidades ou custos adicionais. Para se cadastrar no aplicativo, basta se inscrever de forma gratuita no site da foodtech .
“Nosso propósito é muito forte e o modelo de negócios traz benefícios para todas as pontas. Para o meio ambiente, já que ajudamos a evitar a emissão de CO2 com o descarte de alimentos, para as empresas do ramo alimentício, porque ajudamos a reverter o prejuízo em lucro, de forma simples e prática, e para nossos foodsavers que economizam e fazem parte de um movimento como esse. Estamos animados e honrados em instigar para que mais estabelecimentos e pessoas participem desse momento conosco” finaliza o CEO e cofundador da foodtech.