Em 1997, quando cerca de 2 mil pessoas se reuniram na primeira Parada do Orgulho GLT – SP, não se tinha a ideia da dimensão que hoje a Parada LGBT+ SP alcançou se tornando o maior evento desse gênero no mundo, reunindo cerca de 4 milhões de pessoas segundo o Guinness Book.
De lá para cá, muito foi dito, questionado e celebrado e é cada vez maior o interesse das empresas de associar suas marcas ao evento, querendo ocupar espaço e contribuir com uma conversa verdadeira, real e inclusiva associada à comunidade LGBT+ que, apesar da grande visibilidade desse evento, ainda luta por políticas sociais mais abrangentes.
Caminhando para o terceiro ano consecutivo, a FOME, agência de estratégia e posicionamento de marca, levantou da cadeira e ocupou seu lugar nessa caminhada, assumindo o papel de agência de comunicação oficial da Parada LGBT+ em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), contribuindo também com outros projetos da Associação, sem receber recursos financeiros, numa atitude de apoio à causa.
“Convoquei meu time e, juntos, decidimos que poderíamos fazer muito para apoiar a Associação e mostrar uma mensagem clara, inclusiva e relevante sobre as pautas que a Parada levanta a cada ano. Fazer a comunicação do evento é uma forma de mostrar nosso respeito e papel na sociedade”, diz Omar Hamam Junior, fundador e diretor da agência.
Para traduzir temas, ideias criativas e ações da Parada de forma assertiva foi criado um comitê de diversidade dentro da agência, que, por meio de discussões, brainstormings e linguagens compartilhadas se define o que deverá ser levado na Avenida a cada edição. Para realizar esse trabalho, a FOME obteve uma liberdade criativa junto à organização, que aprovou o comprometimento da agência através de entregas sensíveis e legítimas estendendo essa parceria para o terceiro ano em 2024.
Segundo Marcela Neilly, líder do comitê de diversidade interno, “é necessário ver o tema com menos filtros e mais verdade, respeitar de fato o que precisa ser dito e aplicar inteligência nisso”.
Se debruçar sobre este importante projeto, se conectar às dores e necessidades, entender como traduzir linguagens e transmitir mensagens de forma clara e assertiva trazem para a agência uma musculatura importante não só para este momento, mas para outros clientes que também precisam entender as necessidades de mercados específicos e transformá-las em estratégias de ação e comunicação direcionada.
“Aprendemos muito com os desafios. Cada pessoa da equipe transborda criatividade, mentalidade social e metodologias para a construção das comunicações que desenvolvemos para as últimas edições do evento e que servem de aprendizado para outros trabalhos da agência” complementa Hamam.