A edição de maio do café da ABCCOM proporcionou a oportunidade perfeita para o lançamento de uma super campanha de divulgação.
Em parceria com a Suklaá Chocolates, o podcast Fogueira do Marketing apresentou uma estratégia inédita: chocolates personalizados com um código do Spotify, que direcionam para uma playlist exclusiva no aplicativo.
Basta o usuário utilizar o leitor de QR Code do seu celular, ler o código de barras e é direcionado para o canal do programa.
De acordo com Flávia Miranda, uma das apresentadoras do Fogueira do Marketing, essa ação pode ser adotada por todos os podcasts que se interessarem.
“O chocolate pode ser utilizado de diversas formas para contribuir com a divulgação e visibilidade de um canal. Além das ações de divulgação, ele ainda pode ser usado para presentear parceiros e convidados”, ressalta.

Segundo Camila Kawachiya, que também apresenta o podcast, essa iniciativa não só destaca a criatividade e inovação presentes no mundo do marketing, mas também fortalece a interação entre o conteúdo digital e experiências físicas.
“Ao integrar um elemento como o chocolate com o código do Spotify, o Fogueira do Marketing cria uma experiência única para seus ouvintes e convidados, reforçando a conexão entre marcas e consumidores de maneira deliciosa e interativa. Assim, o podcast continua a se posicionar na vanguarda das tendências do marketing, inspirando outros a explorarem novas formas de engajamento e fidelização”, enfatiza.
Para Lígia Gennari, fundadora e diretora de comunicação da Suklaá Chocolates, inovação não é necessariamente algo novo, mas é também dar usos diferentes para algo conhecido.

“Na ânsia de surpreender, tive a ideia de estampar um QR Code em um bombom e automaticamente ele passou de um simples alimento para um veículo de comunicação que liga o meio offline ao digital”, relata.
Ela afirma que percebeu que estamos ficando cada dia mais “preguiçosos”, quando conheceu duas lojas de serviços para celular iguais e da mesma marca, uma em cada lado da rua porque as pessoas têm preguiça de atravessar. “Sendo assim, quanto mais facilitarmos o acesso à informação, maior a chance de sucesso”.
Conforme explicação de Lígia, tanto o QR Code como o código do Spotify são ferramentas tecnológicas que cortam o caminho da busca e eliminam objeções. “E quando elas são apresentadas num chocolate, surpreendem e carregam em si a simpatia e a generosidade de receber um bombom de presente”, comenta.
Ela define essa experiência como diferente, inovadora e marcante, o que é essencial em uma época em que conquistar a atenção de alguém é ouro.
“Falando em especial sobre o código do Spotify, além de enviar a pessoa para o conteúdo desejado, cada vez que ele for acessado será registrado. Isso gera relevância para seu conteúdo na plataforma e se “rolar play”, dá até para monetizar. É quase como as fichas de orelhão de Francisco, só que digitais!”.