O Porta dos Fundos, uma das maiores produtoras do país e conhecido por produzir esquetes divertidas baseadas em situações cotidianas, se juntou à Finish, marca da Reckitt Hygiene Comercial mais recomendada pelos fabricantes de máquinas de lava-louças[1], para informar sobre um dos principais benefícios da máquina: a economia de água.
Em uma série de três vídeos, os episódios colocam o momento de lavar a louça em contextos cotidianos, como a divisão de tarefas em casa ou o tempo que se gasta com essa atividade, para derrubar o mito de que a máquina gasta muita água. Na realidade, cada ciclo da lava-louças economiza cerca de 100 litros de água em comparação com uma lavagem manual de 15 minutos[2].
No primeiro vídeo, a personagem Fernanda, vivida pela atriz Thati Lopes, é surpreendida por João (Ed Gama) enquanto lava louças ouvindo um podcast. Ela é resistente à máquina de lavar louças por pensar que gasta muita água e é rebatida pelo namorado, que já sabe a economia proporcionada pelo item. Tudo com muita ousadia, que já é marca registrada do Porta dos Fundos. O segundo e o terceiro vídeo vão ao ar nos dias 12 e 17 de abril, respectivamente.
“O humor é uma ótima ferramenta para campanhas de conscientização, porque permite transmitir a mensagem através de situações do dia a dia, vividas por personagens com os quais o público se identifica e se diverte. Essa é a especialidade do Porta dos Fundos. Foi incrível colaborar com a Finish neste projeto, abordando o uso consciente da água e mostrando os benefícios do produto dentro desse contexto em peças de branded muito bem humoradas”, declara Lívia Duclerc, Diretora Criativa de Publicidade e Branded Content do Porta dos Fundos.
“Quebrar o mito de que a lava-louças consome muita água é importante para cumprir uma das nossas principais missões, que é informar sobre o aspecto sustentável do produto, e nada melhor que unir informação e diversão para isso. Estamos muito felizes com a parceria com o Porta dos Fundos e queremos, cada vez mais, que mensagens relevantes possam ser transmitidas em forma de entretenimento”, comemora Renata Vieira, Diretora Sr. de Marketing da Reckitt Hygiene Comercial.
Os conteúdos dão continuidade à estratégia de Finish para o mês da água, celebrado em março. A marca também esteve no canal Manual do Mundo, conhecido por produzir vídeos educativos para as plataformas digitais, mostrando quantas coisas é possível fazer em um dia usando a água que a máquina poupa, além de parcerias com influenciadoras no TikTok informando sobre a economia de água e as vantagens de Finish. A estratégia foi coordenada pela BETC Havas.
“Estamos muito felizes em participar desse movimento da Finish para promover a economia de água, com ações simples e rotineiras, como utilizar mais a lava louças no dia a dia. A campanha aborda o tema de forma lúdica e educacional trazendo para o público curiosidades e vídeos bem humorados para conscientizar toda a população da importância de preservar esse recurso essencial e escasso” afirma Luccas Athayde, Diretor de Mídia da BETC HAVAS.
FICHA TÉCNICA
Agência: BETC HAVAS
Cliente: RECKITT
Produto: Finish
Marcas & Negócios: André Gomes, Paula Broliatto Basso, Guilherme Linares, Jeniffer Leana e Joyce Ramos
Canais & Engajamento: Luccas Athayde, Leticia Gonzalez, Tayná Barbosa, Mateus Dias, Ramon Damasceno, Jéssica Almeida
Aprovação do Cliente: Renata Vieira, Fernanda Yara, Erica Raspa e Juliana Verginelli
Canal de veiculação: Canal do Porta dos Fundos
joão
ED GAMA
fernanda
THATI LOPES
roteiro
NATALIA WEBER
direção
BIANCA FROSSARD
direção artística
CAITO MAINIER
editor-chefe
JHONATAN MARQUES
assistência de roteiro
LETICIA MUSSI
1ª assistência de direção
GABRIELA AMADEI
direção de fotografia
GUI MACHADO
operação de câmera
DANIEL SOARES
MARCOS MATHIAS
elétrica
GUILHERME RAIMUNDO
som direto
BRUNO CAETANO
direção de arte
MARIANA LEICO
assistência de arte
CLARA ANASTÁCIA
contrarregra
MÁRCIO BOLA
figurino
MACELA DOMINGOS
assistência de figurino
BIA DOMINGOS
maquiagem
VANESSA ANDREA
assistência de maquiagem
MAÍRA PINTO
direção de produção
NINA RIVIELLO
coordenação de produção
MARIANA SECRON
assistência de produção
MARIA CLARA LORENA
platô
TUFE
assistência de platô
SANDER M. SANTIAGO
controller digital
JACQUELINE DE BARROS
assist. de controller digital
MIDIAN TAVARES
edição
ARUAN LOTAR
assistência de edição
NATHÁLIA DIAS SOUZA
VICTOR ALVES
mixagem
ALEMÃOTONE
correção de cor
BERNARDO BRIK
design
ARTHUR SANTIAGO
ceo
RAFAEL FORTES
coordenação de talentos
PAULA VALENTE
atendimento
LUANA GODINHO
estagiária de operações
CLARA POMOCENO
gerenciamento de operações
ANA GONDOLO
diretora criativa de publicidade e branded content
LIVIA DUCLERC
assistente criativa novos formatos e projetos
ISABELLA WOELPL
coordenadora de estratégia
ALINE LACERDA
assistência de B.I
MATEUS GONÇALVES
estagiária de B.I
IASMIN BARBOSA
planejamento criativo de canais
NATALIA WEBER
analista de conteúdo jr.
AMANDHA FALCONIERY
ZETHA RIBEIRO
jurídico
RENATA KARVALY
JÉSSICA CASTRO
analista financeira | administrativa
CAMILE BARROSO
analista financeiro
RODRIGO LOURENÇO
assistente financeiro
VITOR ARAUJO PEREIRA
FABRICIO ANDRE DE SOUZA
TIAGO PEREIRA
secretária
CRISTIANE VEIGA