A FIFA divulgou hoje, dia 24, a lista dos 10 candidatos ao prêmio da Bola de Ouro da temporada 2017/18. Com uma Copa do Mundo que fez muito mal para sua imagem ao redor do mundo, Neymar ficou de fora da lista dos 10 melhores do mundo, que este ano não conta com nenhum brasileiro.
A campeão da Copa, França, conta com três nomes na lista: Griezmann, Mbappé e Varane. A Bélgica, terceira colocada no Mundial, tem dois representantes: De Bruyne e Hazard. A vice-campeã do Mundo, Croácia, conta com o craque da Copa concorrendo: Modric. O artilheiro e quarto colocado na Copa, Harry Kane, é o representante inglês.
Completam a lista os únicos três atletas que não foram semifinalistas da Copa do Mundo: Salah, Messi e Cristiano Ronaldo. Para muitos, esses são inclusive os três nomes que deveriam ser os finalistas pelo que fizeram ao longo da temporada.
O Jogada do Marketing traz agora a lista completa dos finalistas e o que cada um fez na temporada que os credenciaram a chegar aos 10 melhores do mundo:
Kylian Mbappé – França/PSG – Atacante
O atleta de 19 anos foi campeão francês, da Copa da França e da Copa da Liga pelo Paris Saint-Germain, além da eliminação nas oitavas de final na UEFA Champions League. Pela França, foi campeão da Copa do Mundo e vice artilheiro, com quatro gols, empatado com seu compatriota Griezmann, Lukaku (BEL), Cheryshev (RUS) e Cristiano Ronaldo (POR).
Antoine Griezmann – França/Atlético de Madrid – Atacante
Aos 27 anos, Griezmann venceu a UEFA Europa League e vice-campeão espanhol com o Atlético de Madrid. Pela França, venceu a Copa do Mundo e também foi vice-artilheiro da competição com quatro gols, empatado com Mbappé e todos os outros citados acima.
Raphael Varane – França/Real Madrid – Zagueiro
O zagueiro de 25 anos foi o único entre os finalistas que venceu as principais competições do mundo nesta temporada (Copa do Mundo e UEFA Champions League), mas talvez não seja muito cotado para ser finalista por ser zagueiro.
Eden Hazard – Bélgica/Chelsea – Atacante
Para muitos (inclusive para mim), foi o melhor jogador da Copa do Mundo, mas não ganhou este prêmio. Levou a Bélgica a melhor colocação de sua história, terceira colocada. Pelo Chelsea, não fez muita coisa e foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Champions League.
Kevin De Bruyne – Bélgica/Manchester City – Meio-campista
Autor do gol que eliminou o Brasil da Copa do Mundo, De Bruyne ajudou a Bélgica a conquistar a histórica terceira colocação na Copa. Pelo Manchester City, comandou o time na temporada histórica do clube, vencendo a Premier League e sendo líder de assistências do campeonato. Foi eliminado da Champions nas quartas de final.
Luka Modric – Croácia/Real Madrid – Meio-campista
Comandante da histórica campanha de vice-campeã da Croácia na Copa do Mundo, o meia foi eleito o melhor jogador da competição, apesar de algumas atuações abaixo da média durante o Mundial. Pelo Real, venceu a UEFA Champions League.
Harry Kane – Inglaterra/Tottenham – Atacante
Artilheiro da Copa, o atacante ajudou a levar a Inglaterra de volta a uma semifinal de Copa do Mundo, mas acabou em quarto lugar. Pelo Tottenham, teve uma ótima temporada na Premier League, sendo vice-artilheiro da competição com 30 gols e terminando na terceira colocação.
Lionel Messi – Argentina/Barcelona – Atacante
O argentino fez uma ótima temporada pelo Barcelona, vencendo o Campeonato Espanhol e marcando muitos gols. Na UEFA Champions League até foi bem, mas viu o time ser eliminado de forma histórica pela Roma nas quartas de final. Na Copa do Mundo não foi bem e acabou eliminado nas oitavas de final.
Mohamed Salah – Egito/Liverpool – Atacante
O “Faraó” fez uma temporada espetacular com o Liverpool. Foi artilheiro da Premier League e levou o time até a final da UEFA Champions League. Uma lesão o tirou da final e Salah terminou”apenas” como vice-campeão. Por conta da lesão, perdeu a primeira partida do Egito na Copa. Marcou ainda dois gols no torneio, mas foi eliminado na fase de grupos. Para muitos, quem deveria vencer o prêmio, mas o desempenho ruim na Copa pode pesar.
Cristiano Ronaldo – Portugal/Real Madrid – Atacante
Provavelmente o português vai vencer sua sexta bola de ouro nesta temporada. Entre os três finalistas deve estar. O português venceu a UEFA Champions League e foi artilheiro da competição pelo Real Madrid. Por Portugal, na Copa, foi um dos muitos vice-artilheiros, com quatro gols, mas acabou eliminado nas oitavas de final.
A FIFA divulgou também os 11 indicados ao prêmio de Melhor Treinador da temporada (era para serem 10, mas provavelmente houve um empate na décima colocação e serão 11 candidatos). Confira os nomes:
- Massimiliano Allegri, 50 anos, italiano – Juventus
- Stanislav Cherchesov, 54 anos, russo – Rússia
- Zlatko Dalic, 51 anos, croata – Croácia
- Didier Deschamps, 49 anos, francês – França
- Pep Guardiola, 47 anos, espanhol – Manchester City
- Jurgen Klopp, 51 anos, alemão – Liverpool
- Roberto Martinez, 45 anos, espanhol – Bélgica
- Diego Simeone, 48 anos, argentino – Atlético de Madrid
- Gareth Southgate, 47 anos, inglês – Inglaterra
- Ernesto Valverde, 54 anos, espanhol – Barcelona
- Zinedine Zidane, 46 anos, francês – Real Madrid (atualmente sem clube)