Estudo sobre o comportamento dos consumidores na região de São Paulo feito com exclusividade pela In Loco para a Autodata, em setembro, mostra que a preferência entre as marcas de automóveis varia quando comparamos a capital versus o interior. Ao menos quando o assunto é visitas em concessionárias.
De acordo com o ranking levantado pela empresa de tecnologia de localização, as concessionárias interioranas que mais receberam consumidores foram Fiat, Ford, Renault e Nissan. Retrato bem diferente do que acontece na capital onde Volkswagen, Honda, Hyundai, Toyota, Jeep e Peugeot acumulam mais visitas na região do que no interior. Hyundai, Nissan e Renault foram as marcas que mais apresentaram distância entre os rankings.
Já no somatório de todas as visitas que ocorreram no Estado de São Paulo, a liderança fica com GM, seguida de Fiat e Volkswagen. A Ford está em sexto lugar atrás ainda da Honda e Hyundai.

No ranking que divide o total de visitantes pelo total de lojas de cada marca, a Toyota é líder na soma do estado de São Paulo e no interior. Mas, quando se isola as visitas na capital, fica em um tímido quarto lugar. Nessa mesma região, as top três concessionárias mais visitadas são Volkswagen, General Motors e Peugeot.
No interior, Toyota, Hyundai, Nissan, Renault e Jeep são as concessionárias que mais atraem visitantes. Honda, Fiat e Mitsubishi empatam entre capital e interior.

Ranking geral por marcas – NACIONAL
De agosto a setembro, não houve mudança no ranking mensal de visitantes, que considera o total de pessoas que visitaram as concessionárias de cada marca.

Ranking geral de visitantes por loja – NACIONAL

Em setembro, Hyundai, Toyota e Jeep permaneceram nos três primeiros lugares, respectivamente, no ranking que divide o total de visitantes pelo total de lojas de cada marca. GM troca de posição com Honda, indo de quinto para quarto lugar. Vale lembrar que em abril deste ano, GM estava na sétima colocação e Honda em segundo lugar.
Renault, que em agosto subiu no ranking, voltou à sétima colocação, sendo ultrapassada pela Nissan, sua maior concorrente na métrica. Volkswagen, Fiat, Mitsubishi e Ford, não variam e seguem iguais a agosto.
Metodologia
O levantamento dos dados é baseado no comportamento dos usuários da In Loco, empresa de inteligência de localização, que conta com mais de 60 milhões de dispositivos na base e 25 milhões de locais mapeados no mundo. A pesquisa foi realizada com base no mês de setembro de 2019. As marcas que têm seus pontos de venda analisados, permanentemente, são: Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. A base de ponto de vendas é de janeiro de 2019.
Sobre a In Loco
A In Loco, empresa de tecnologia de localização, tem como missão resolver o problema da privacidade na internet, entregando conveniência e mantendo a anonimidade das pessoas. Hoje atuamos no mercado de anúncios localizados e geração de tráfego à lojas físicas. Além disso, temos soluções que ajudam aplicativos O2O a oferecerem uma melhor experiência ao seu usuário: seja com a eliminação da necessidade de envio de comprovante de endereço, contextualizando os envios de push notification com base no comportamento local ou prevenindo fraudes nas transações sem requerer o envio de dados adicionais. A In Loco processa mais de 16 terabytes de dados de localização por dia, tem uma audiência de 60 milhões de consumidores e possui um time de 180 pessoas distribuídas nos escritórios de Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.